domingo, 17 de novembro de 2013

Trabalho de progressão atualizado

Trabalho de progressão atualizado

Trabalho de progressão  em Física  na EEMSA no valor de 40 pontos são as seguintes listas de exercicios:

LE101 - Notação Cientifica e potencia de dez  - postada em 02/03/13
LE 102 - Formas de Energia  - postada em  16/02/13
LE 103 Energia Cinética, Energia Potencial ...... - postada em 17/02/13
C2 - Energia solar ...... postada em 16/11/13
Todas as listas já postadas nesse blog

Bom trabalho Marcos

sábado, 16 de novembro de 2013

C2 - Energia (Solar, Eólica e combustíveis fósseis)

C2 -  Energia (Solar, Eólica e combustíveis fósseis)
Questões de Vestibulares e Enem
1)(Enem -2005 ) O gás natural veicular (GNV) pode substituir a gasolina ou álcool nos veículos
automotores. nas grandes  cidades, essa possibilidade tem sido explorada, principalmente, pelos táxis, que  recuperam em um tempo relativamente curto o investimento feito com a conversão por meio da
 economia proporcionada pelo uso do gás natural. Atualmente, a conversão para gás natural do
 motor de um automóvel que utiliza a gasolina custa R$ 3.000,00. Um litro de gasolina permite
percorrer cerca de 10 km e custa R$ 2,20, enquanto um metro cúbico de GNV permite percorrer cerca de 12 km e custa R$ 1,10. Desse modo, um taxista que percorra 6.000 km por mês recupera o investimento da conversão em aproximadamente
( A) 2 meses.   (B) 4 meses. (C) 6 meses. (D) 8 meses. (E) 10 meses.
2) (Enem – 1999) Uma das modalidades de produção de energia elétrica envolve combustíveis fósseis. A modalidade de produção, o combustível e a escala de tempo típica associada à
formação desse combustível são, respectivamente,
(A) hidroelétricas - chuvas - um dia
(B) hidroelétricas - aquecimento do solo - um mês
(C) termoelétricas - petróleo - 200 anos
(D) termoelétricas - aquecimento do solo - 1 milhão de anos
(E) termoelétricas - petróleo - 500 milhões de anos
3) (Enem -2004)  Há estudos que apontam razões econômicas e ambientais para que o gás natural possa vir a tornar-se, ao longo deste século, a principal fonte de energia em lugar do petróleo. Justifica-se essa previsão, entre outros motivos, porque o gás natural
(A) além de muito abundante na natureza é um combustível renovável.
(B) tem novas jazidas sendo exploradas e é menos poluente que o petróleo.
(C) vem sendo produzido com sucesso a partir do carvão mineral.
(D) pode ser renovado em escala de tempo muito inferior à do petróleo.
(E) não produz CO2 em sua queima, impedindo o efeito estufa.
4) (Enem – 2002) Em usinas hidrelétricas, a queda d’água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de
(A) não provocarem impacto ambiental.
(B) independerem de condições climáticas.
(C) a energia gerada poder ser armazenada.
(D) utilizarem fontes de energia renováveis.
(E) dependerem das reservas de combustíveis fósseis
5) (Enem -1999) O diagrama abaixo representa a energia solar que atinge a Terra e sua utilização na geração de
eletricidade. A energia solar é responsável pela manutenção do ciclo da água, pela movimentação do ar, e pelo ciclo do carbono que ocorre através da fotossíntese dos vegetais, da decomposição e da respiração dos seres vivos, além da formação de combustíveis fósseis.
De acordo com o diagrama, a humanidade aproveita, na forma de energia elétrica, uma fração da energia recebida como radiação solar, correspondente a:
(A) 4 x 10-9
(B) 2,5 x 10-6
(C) 4 x 10-4
(D) 2,5 x 10-3
(E) 4 x 10-2
6 (Enem -2000) O resultado da conversão direta de energia solar é uma das várias formas de energia alternativa de que se dispõe. O aquecimento solar é obtido por uma placa escura coberta por vidro, pela qual passa um tubo contendo água. A água circula, conforme mostra o esquema abaixo.
São feitas as seguintes afirmações quanto aos materiais utilizados no aquecedor solar:
I o reservatório de água quente deve ser metálico para conduzir melhor o calor.
II a cobertura de vidro tem como função reter melhor o calor, de forma semelhante ao que ocorreem uma estufa.
III a placa utilizada é escura para absorver melhor a energia radiante do Sol, aquecendo a água
com maior eficiência.
Dentre as afirmações acima, pode-se dizer que, apenas está(ão) correta(s):
(A) I.
(B) I e II.
(C) II.
(D) I e III.
(E) II e III.
7)(Enem – 2003) No Brasil, o sistema de transporte depende do uso de combustíveis fósseis e de biomassa, cuja energia é convertida em movimento de veículos. Para esses combustíveis, a transformação de energia química em energia mecânica acontece
(A) na combustão, que gera gases quentes para mover os pistões no motor.
(B) nos eixos, que transferem torque às rodas e impulsionam o veículo.
(C) na ignição, quando a energia elétrica é convertida em trabalho.
(D) na exaustão, quando gases quentes são expelidos para trás.
(E) na carburação, com a difusão do combustível no ar.
8) (Enem – 2004) As previsões de que, em poucas décadas, a produção mundial de petróleo possa vir a cair têm gerado preocupação, dado seu caráter estratégico. Por essa razão, em especial no setor de transportes, intensificou-se a busca por alternativas para a substituição do petróleo por combustíveis renováveis. Nesse sentido, além da utilização de álcool, vem se propondo, no Brasil, ainda que de forma
experimental,
(A) a mistura de percentuais de gasolina cada vez maiores no álcool.
(B) a extração de óleos de madeira para sua conversão em gás natural.
(C) o desenvolvimento de tecnologias para a produção de biodiesel.
(D) a utilização de veículos com motores movidos a gás do carvão mineral.
(E) a substituição da gasolina e do diesel pelo gás natural.

domingo, 10 de novembro de 2013

LE.315 Campo magnético em um condutor retilíneo



LE.315 Campo magnético em um condutor retilíneo

Exercícios de Fixação
1) Um fio condutor conduz uma corrente elétrica de intensidade de 5,0 A . A  
     intensidade do vetor indução magnética a 10 cm do fio é: Considere: mo = 
     4p x 10-7  T.m /A

Questões  de vestibulares

1)  ( UFSM ) Um condutor reto  muito longo é percorrido por uma corrente i . A 
      intensidade  do campo magnético, em um ponto  situado a uma distância r
      da parte  central do mesmo é:
      I - Independente da distância do ponto ao condutor
      II -  Diretamente proporcional  à intensidade  de corrente.
      III - Diretamente proporcional à distância do ponto ao condutor.
      Das proposições, está(ão) correta(s):
     a)  Somente I e II    b) Somente II e III          c) Somente III
     d)  Somente II          e) Somente I
2)  ( UFGO)  Um fio condutor retilíneo e muito longo é percorrido por uma
     corrente elétrica i = 4,0 A  . Sabendo que a permeabilidade magnética do
     meio é  mo =  4p x 10-7 T.m /A  , podemos afirmar que a intensidade do
      campo magnético, a uma distância r = 0,5 m do fio, é de:
3)  (UCP -PR) Um fio muito longo e retilíneo é percorrido por uma corrente
     elétrica constante. A intensidade do campo magnético produzido pela
     corrente a 8 cm do fio é  B.Qual será a intensidade do campo magnético a
     16 cm do fio?
4) (FMSA -SP) Um fio metálico reto e extenso é percorrido por uma corrente de
     4,5 A de intensidade. A intensidade do campo magnético a 30,0 cm do fio é:
5)  (Fesp - SP) Um fio condutor retilíneo e muito longo é percorrido por uma
    corrente  de intensidade  2,0  A . O campo magnético a 50 cm do fio terá
    intensidade: Considere m = 4p x 10-7 T.m /A

domingo, 3 de novembro de 2013

ED . 112 - Aquecimento Global



ED . 112 -  Aquecimento Global

 Responda as questões abaixo referente ao  filme: “Uma Verdade Inconveniente”
 -   Paramount Pictures  - Al Gore   duração:1h e 36 minutos.

1) Quais as evidências do global evidenciadas no filme? ( Descreva uma passagem do
     filme que justifica sua resposta);
2) Qual a intenção da retirada de amostras de gelo das geleiras da Antártida  para
     estudos em laboratórios?
3) Porque os livros de geografia deveriam ser reescritos, segundo Al Gore? ( Descreva
     uma passagem do filme que justifica sua resposta);
4)  Como se formou o furacão Katrina segundo o filme? E quais as conseqüências para
     os Estados Unidos?
5)  Porque o  Aquecimento Global, causa mais evaporação nos oceanos  e em
      conseqüência  castigantes secas e intensas chuvas no planeta Terra?
     ( Descreva uma passagem do filme que justifica sua resposta);
6)  Porque o clima da Terra é um grande motor segundo Al Gore? ( Descreva uma
      passagem do filme que justifica sua resposta);
7)  O que são piscinas de degelo? ( Descreva uma passagem do filme que justifica sua
      resposta);
8)  O que são “muland’s”? ( Descreva uma passagem do filme que justifica sua
      resposta);
9) O que aconteceria com o derretimento da metade da Groelândia ou metade da
     Antárdida? ( Descreva uma passagem do filme que justifica sua resposta);
10) Porque as queimadas alteram a temperatura do planeta, e em conseqüência ajudam a
      aquecer o planeta? ( Descreva uma passagem do filme que justifica sua  resposta);
11) Quais as contribuições relativas do Aquecimento global? (regiões e percentuais)
12) Estabeleça um paralelo entre o sapo na água fervente com o aquecimento global e o
       homem.
13) Como reduzir a emissão de gases de efeito estufa?
14)  Como cada um de nós podemos reduzir o aquecimento global de acordo com o
       filme?
15) O que os Estados Unidos tem feito para reduzir o aquecimento global? ( Descreva
      uma passagem do filme que justifica sua resposta);
16) Porque o filme se chama “Uma Verdade Incoveniente”?