C1 - Texto
interpretativo - O coletor solar, o radiador e o chope gelado.
Infelizmente ainda não consegui colocar o texto no blog, mas ele se encontra a disposição de todos no xerox da escola, antecipe sua copia. Já esta no blog a atividade C2, ok! Um abraço Marcos
Infelizmente ainda não consegui colocar o texto no blog, mas ele se encontra a disposição de todos no xerox da escola, antecipe sua copia. Já esta no blog a atividade C2, ok! Um abraço Marcos
C2 - Energia (Solar, Eólica e combustíveis fósseis)
Questões de Vestibulares e Enem
1)(Enem -2005 ) O gás natural veicular (GNV) pode
substituir a gasolina ou álcool nos veículos
automotores. nas grandes cidades, essa possibilidade
tem sido explorada, principalmente, pelos táxis, que recuperam em um
tempo relativamente curto o investimento feito com a conversão por meio da
economia proporcionada pelo uso do gás natural.
Atualmente, a conversão para gás natural do
motor de um automóvel que utiliza a gasolina custa R$
3.000,00. Um litro de gasolina permite
percorrer cerca de 10 km e custa R$ 2,20, enquanto um metro cúbico
de GNV permite percorrer cerca de 12
km e custa R$ 1,10. Desse modo, um taxista que percorra 6.000 km por mês recupera
o investimento da conversão em aproximadamente
( A) 2 meses. (B) 4 meses. (C) 6 meses. (D) 8 meses.
(E) 10 meses.
2) (Enem – 1999) Uma
das modalidades de produção de energia elétrica envolve combustíveis fósseis. A
modalidade de produção, o combustível e a escala de tempo típica associada à
formação desse combustível são, respectivamente,
(A) hidroelétricas - chuvas - um dia
(B) hidroelétricas - aquecimento do solo - um mês
(C) termoelétricas - petróleo - 200 anos
(D) termoelétricas - aquecimento do solo - 1 milhão de anos
(E) termoelétricas - petróleo - 500 milhões de anos
3) (Enem -2004) Há estudos que apontam razões
econômicas e ambientais para que o gás natural possa vir a tornar-se, ao longo
deste século, a principal fonte de energia em lugar do petróleo. Justifica-se
essa previsão, entre outros motivos, porque o gás natural
(A) além de muito abundante na natureza é um combustível
renovável.
(B) tem novas jazidas sendo exploradas e é menos poluente
que o petróleo.
(C) vem sendo produzido com sucesso a partir do carvão
mineral.
(D) pode ser renovado em escala de tempo muito inferior à do
petróleo.
(E) não produz CO2 em sua queima, impedindo o efeito
estufa.
4) (Enem – 2002) Em usinas hidrelétricas, a queda d’água
move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são
acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar elétrica
são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos
produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de
(A) não provocarem impacto ambiental.
(B) independerem de condições climáticas.
(C) a energia gerada poder ser armazenada.
(D) utilizarem fontes de energia renováveis.
(E) dependerem das reservas de combustíveis fósseis
5) (Enem -1999) O diagrama abaixo representa a energia solar
que atinge a Terra e sua utilização na geração de
eletricidade. A energia solar é responsável pela manutenção
do ciclo da água, pela movimentação do ar, e pelo ciclo do carbono que ocorre
através da fotossíntese dos vegetais, da decomposição e da respiração dos seres
vivos, além da formação de combustíveis fósseis.
De acordo com o diagrama, a humanidade aproveita, na forma
de energia elétrica, uma fração da energia recebida como radiação solar,
correspondente a:
(A) 4 x 10-9
(B) 2,5 x 10-6
(C) 4 x 10-4
(D) 2,5 x 10-3
(E) 4 x 10-2
6 (Enem -2000) O resultado da conversão direta de energia
solar é uma das várias formas de energia alternativa de que se dispõe. O
aquecimento solar é obtido por uma placa escura coberta por vidro, pela qual
passa um tubo contendo água. A água circula, conforme mostra o esquema abaixo.
São feitas as seguintes afirmações quanto aos materiais
utilizados no aquecedor solar:
I o reservatório de água quente deve ser metálico para
conduzir melhor o calor.
II a cobertura de vidro tem como função reter melhor o
calor, de forma semelhante ao que ocorreem uma estufa.
III a placa utilizada é escura para absorver melhor a energia
radiante do Sol, aquecendo a água
com maior eficiência.
Dentre as afirmações acima, pode-se dizer que, apenas
está(ão) correta(s):
(A) I.
(B) I e II.
(C) II.
(D) I e III.
(E) II e III.
7)(Enem – 2003) No Brasil, o sistema de transporte depende
do uso de combustíveis fósseis e de biomassa, cuja energia é convertida em
movimento de veículos. Para esses combustíveis, a transformação de energia
química em energia mecânica acontece
(A) na combustão, que gera gases quentes para mover os
pistões no motor.
(B) nos eixos, que transferem torque às rodas e impulsionam
o veículo.
(C) na ignição, quando a energia elétrica é convertida em
trabalho.
(D) na exaustão, quando gases quentes são expelidos para
trás.
(E) na carburação, com a difusão do combustível no ar.
8) (Enem – 2004) As previsões de que, em poucas décadas, a
produção mundial de petróleo possa vir a cair têm gerado preocupação, dado seu caráter
estratégico. Por essa razão, em especial no setor de transportes,
intensificou-se a busca por alternativas para a substituição do petróleo por
combustíveis renováveis. Nesse sentido, além da utilização de álcool, vem se
propondo, no Brasil, ainda que de forma
experimental,
(A) a mistura de percentuais de gasolina cada vez maiores no
álcool.
(B) a extração de óleos de madeira para sua conversão em gás
natural.
(C) o desenvolvimento de tecnologias para a produção de
biodiesel.
(D) a utilização de veículos com motores movidos a gás do
carvão mineral.
(E) a substituição da gasolina e do diesel pelo gás natural.
C3 - Energia (hidroelétrica, termoelétrica e
termonuclear)
Questões Fixação
1)Cite duas vantagens da energia solar?
2) Cite duas vantagens da energia hidroelétrica?
3) Cite duas vantagens da energia termoelétrica?
4) Cite duas vantagens da energia eólica?
5) Cite duas vantagens da energia termonuclear?
6) Cite duas desvantagens da energia hidroelétrica?
7) Cite duas desvantagens da energia termoelétrica?
8) Cite uma desvantagem da energia eólica?
9) Cite duas desvantagens da energia termonuclear?
10) Cite uma desvantagem da energia solar?
11) Dê dois exemplos da utilização do Sol no passado:
12) Dê dois exemplos da utilização do Sol no presente:
13) Quais as vantagens da substituição do óleo diesel pelo
gás natural nas usinas termoelétricas?
14) O que significam as siglas GLP e GNV?
15) Dentre as formas de energia utilizadas no Brasil , quais
são as com maiores potenciais futuros?
16 - Palavras Cruzadas
1
|
A
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
2
|
S
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
3
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||
4
|
F
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
5
|
O
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
6
|
N
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
7
|
T
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
8
|
E
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
9
|
S
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
10
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||
11
|
D
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
12
|
E
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
13
|
E
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
14
|
E
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
15
|
N
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
16
|
E
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
17
|
R
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
18
|
G
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
19
|
I
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
20
|
A
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
Horizontais
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||
1-
|
Fonte de geração de energia hidroelétrica
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
2-
|
Energia proveniente do Sol
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
3-
|
Equipamento utilizado para obter energia dos ventos
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
4-
|
Combustível proveniente da decomposição de animais e
plantas
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
5-
|
Combustível utilizado no transporte de carga
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
6-
|
Mineral utilizado em centrais atômicas
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
7-
|
Biocombustível utilizado em automóveis no Brasil
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
8-
|
Energia pouco utilizada no Brasil
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
9-
|
Energia proveniente da decomposição de material orgânico
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
10-
|
Companhia Energética de Minas Gerais -Sigla
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
11-
|
Equipamento utilizado para gerar energia
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
12-
|
Agência Nacional de Energia Elétrica - Sigla
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
13-
|
Empresa geradora de energia nuclear- grupo
Eletrobrás - Sigla
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
14-
|
Energia elétrica gerada pela combustão de
combustíveis fósseis
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
15- De onde vem a energia do
seres humanos
16- Energia gerada pelos ventos
17- A principal fonte de energia do Brasil
18-Combustível que hoje é utilizado em usinas termoelétricas
19- Combustível misto de óleo diesel com óleos de
vegetais.
20 – O grande risco das centrais atõmicas
C4 - ( Energia Cinética, Energia Potencial
Gravitacional, Energia Potencial
Elástica)
· Energia
cinética
Ec = ½ m v2
Exercício modelo:
Calcule a energia
cinética de um móvel, de massa 200 Kg que percorre um trecho com velocidade de
10m/s?
Solução:
M = 200 kg
V = 10m/s
Ec=?
Ec = ½ m v2
Ec = ½ 200 102
Ec = 100x 100 =
10000 J ou 1x 104 J
· Energia
Potencial Gravitaciomal
EPg = mgh
Exercício modelo:
Calcule a anergia
potencial gravitacional de um corpo de massa 50kg a uma altura 20m do
solo. Considere g = 10m/s2 .
Solução:
M = 50 kg
H = 20 m
g = 10m/s2
EPg = mgh
Epg = 50x 10 x20 =
10000J ou 1x 104 J
·
Energia Potencial Elástica
Epe =1/2 Kx2
Exercício modelo:
Considere
uma mola de comprimento inicial igual a 0 que sofre uma deformação de 5 cm e constante
elástica 2000N/m. Calcule a energia potencial elástica dessa mola?
Solução:
Sendo:
X= 5cm = 0,05 m
K= 2000N/m
Considere: Epe
= ½ Kx2
Epe ½ 2000 (0,05 )2=
1000 x 0,0025= 2,5 J
Logo: Epe = 2,5 J
Exercícios de
fixação
1) Qual a energia
cinética de uma partícula de massa 200 g que movimenta com
velocidade de 4,0 m/s?
2) A partir da
tabela abaixo estabeleça a razão entre as energias Ea e Eb:
Corpo
|
Massa
|
Velocidade
|
A
|
2M
|
V
|
B
|
M
|
2V
|
3) Um corpo de massa
20 Kg
está localizado a 6 m
de altura em relação ao solo. Dado
g = 10 m/s2 , calcule sua energia potencial gravitacional.
4)Um ponto material
de massa 40 kg
tem energia potencial gravitacional de 800J em relação ao solo. Dado g =
10 m/s2, calcule a que altura se encontra do solo.
5)Um bloco de
alumínio de massa 5 kg
é colocado no alto de uma escada de 30 degraus de 25 cm de altura cada um.
Considere g = 10 m/s2 . Determine a energia potencial
gravitacional do bloco em relação:
a) ao
solo; b) ao 20o degrau
6)Uma mola de
constante elástica k = 400 N/m é comprimida 5 cm . Determine a sua energia
potencial
elástica?
7)Uma mola de
constante elástica k = 600 N/m tem energia potencial de 1200 J. Calcule a
sua deformação.
8)Um móvel de
massa m =. 4 kg
atinge uma mola, cuja constante elástica é k = 100 N/m, e produz uma
deformação de 20 cm .
Determine, supondo um sistema conservativo. Determine a energia potencial
elástica do móvel armazenada pela mola.
9)Uma mola de
constante elástica k = 40 N/m é comprimida 0,04 m . Determine a sua
energia potencial
elástica?
10)Uma mola de
constante elástica k = 600 N/m tem uma energia potencial elástica de 1200J.
Calcule a
deformação.
Questões de
Vestibulares e Enem
1) ( Fuvest - SP)
A equação da velocidade de um móvel de 20 quilogramas é dada
por V = 3,0 + 0,20t (SI). Podemos afirmar que a energia cinética
desse móvel, no instante t = 10 s, vale:
2) (Osec - SP) Numa
eclusa, um barco de massa de massa 6,0 x 104kg é erguido 8,0 m.
Adotando g = 10 m/s2 , a variação da energia potencial
gravitacional do barco, em joules, é:
3) (Fatec - SP) Um atleta
de 60 kg, no salto com vara, consegue atingir uma altura de 5 m.
Pode-se dizer que ele adquiriu uma energia potencial gravitacional, em relação
ao solo, de aproximadamente: Considere g = 10 m/s2.
4) (Uniatu - SP) Quando
um objeto de massa m cai de uma altura hopara outra h, sua
energia potencial gravitacional diminui de:
5) ( Santa Casa -
SP) Numa mola de constante elástica k = 150,0 N/m e x é
deformação que ela provoca. O comprimento da mola passa então
de 2,50 cm para 2,00 cm. Por efeito dessa deformação, o
aumento da energia potencial elástica , em joules, acumulada na mola é:
C5 -Conservação da Energia
Energia Mecânica (Em)
Em = Epg+Epc+Ec
Teorema de Energia Mecânica
Em antes = Em depois
Exercícios de fixação
1) Na geração de energia através de
hidroelétrica quais as transformações de energia a
partir do reservatório?
2) Na geração de energia através de uma
termoelétrica quais as transformações de
energia a partir da queima de
combustíveis fósseis?
3) Na geração de energia através de uma usina
eólica quais as transformações de
energia a partir dos ventos?
4) Quando se liga um liquidificador na tomada para fazer um
suco, quais as
transformações de energia
envolvidas?
5) Na geração de energia através de uma usina
nuclear quais as transformações de
energia a partir do núcleo
radioativo?
Questões de Vestibulares e Enem
1) (ENEM/1998) No
processo de obtenção de eletricidade, ocorrem várias transformações de
energia. Considere duas delas:
I. cinética em elétrica II.
potencial gravitacional em cinética
Analisando o esquema, é
possível identificar que elas se encontram, respectivamente,
entre:
(A) I- a água no nível h e a
turbina, II- o gerador e a torre de distribuição.
(B) I- a água no nível h e a
turbina, II- a turbina e o gerador.
(C) I- a turbina e o gerador,
II- a turbina e o gerador.
(D) I- a turbina e o gerador,
II- a água no nível h e a turbina.
(E) I- o gerador e a torre de
distribuição, II- a água no nível h e a turbina.
2) ( Enem -2005) Observe
a situação descrita na tirinha abaixo.
Assim que o menino lança a flecha, há transformação de um tipo de energia em
outra. A transformação, nesse caso, é de energia
(A) potencial elástica em energia gravitacional.
(B) gravitacional em energia potencial.
(C) potencial elástica em energia cinética.
(D) cinética em energia potencial elástica.
(E) gravitacional em energia cinética.
3) ( FMU - SP) Um corpo de
massa 2 kg é lançado para o alto, na vertical, com velocidade
inicial 30m/s. No ponto mais alto da trajetória a energia potencial
gravitacional do corpo em relação ao ponto de partida é:
4) (Fuvest - SP) Uma pedra com
massa m = 0,10 kg
é lançada verticalmente para cima com energia cinética Ec = 20 J. Qual a altura
atingida pela pedra? Considere g = 10 m/s2 .
5) ( PUC - RS) Um corpo de 2 kg de massa é abandonado da
janela de um edifício a uma altura de 45 m . supondo que ocorra um movimento de queda
livre, com aceleração gravitacional g = 10m/s2 , ao atingir o
solo, esse corpo terá uma energia cinética igual a:
C6 : Texto "O Termômetro"
Texto com 5 questões sobre o texto, deverão ser respondidas. Otexto se encontra no xerox da Escola Estadual "Maurício Murgel"
Texto com 5 questões sobre o texto, deverão ser respondidas. Otexto se encontra no xerox da Escola Estadual "Maurício Murgel"
C7 Termômetros
Exercícios de Fixação:
1) Um
termômetro indica 20oC. Qual é essa temperatura na escalas
Fahrenheit e Kelvin?
2) A
temperatura de um gás é de 127oC que na escala absoluta,
corresponde a:
3) Dois
termômetros, um graduado na escala Celsius e outro na escala Fahrenheit,
fornecem a mesma leitura de um gás. Determine o valor dessa temperatura.
4) Um
termômetro indica 50oC. Qual é essa temperatura na escalas
Fahrenheit e Kelvin?
5) Um
termômetro Kelvin e um termômetro Celsius foram introduzidos em um banho de
óleo. Verificou - se que as leituras apresentadas pelos termômetros
estavam a razão
( 3/2 ). Qual a temperatura do banho de óleo, na escala Celsius? Res.: 546o
C
6) Um termômetro
indica 50oF. Qual é essa temperatura na escalas Celsius e
Kelvin?
Questões de
vestibulares:
1) (
Unimep - SP) Numa das regiões mais frias do mundo, o termômetro indica - 76oF.
Qual será o valor dessa temperatura na escala Celsius?
2) (
Vunesp - SP) Sêmen bovino para inseminação artificial é conservado em
nitrogênio líquido que, a pressão normal tem temperatura de 78 K. Calcule essa
temperatura em:
a) graus
Celsius; b) graus
Fahrenheit
3) (
Osec - SP ) Uma temperatura na escala Fahrenheit é expressa por um número que é
o triplo do correspondente na escala Celsius. Determine essa
temperatura em oF?
4) (
Mack - SP) A indicação de uma temperatura na escala Fahrenheit excede em 2
unidades o dobro da correspondente indicação na escala Celsius. Essa
temperatura é:
5) (
UFGO) Quando um corpo está numa temperatura que em graus Celsius tem a
metade do valor medido em graus Fahrenheit, pode-se afirmar que sua temperatura
é:
6) (
Belas Artes - SP ) Numa escala termométrica X, a temperatura do gelo fundente
corresponde a - 80oX e da água em ebulição, a 120oX.
Qual a temperatura absoluta que corresponde a 0oX?
7) (
UFBA ) Dois termômetros, Z e W, marcam, nos pontos de fusão do gelo e de
ebulição da água, os seguintes valores: As escalas apresentam a mesma
leitura a:
Termômetro
|
Fusão do gelo
|
Ebulição da água
|
Z
|
4,0
|
28,0
|
W
|
2,0
|
66,0
|
6) (UFCE)
O planeta mercúrio e o que sofre a maior variação de temperatura no sistema
solar . A temperatura da parte iluminada chega a 400oC,
enquanto o lado escuro, cai a -200oC. Essa variação de
temperatura escrita em kelvim, é:
C8 – Termômetros II
Exercícios de
Fixação
1) Transforme
80º C em gruas fahrenheit e Kelvin.
2) Transforme 30º C
em gruas fahrenheit e Kelvin
3) Dois termômetros,
um graduado na escala Celsius e outro na escala Fahrenheit,
fornecem a mesma leitura de um gás. Determine o valor dessa temperatura.
4) Um
termômetro indica 50oC. Qual é essa temperatura na escalas
Fahrenheit e
Kelvin?
5) Um termômetro
indica 80oF. Qual é essa temperatura na escalas Celsius e
Kelvin?
6) Um termômetro
indica 65oC. Qual é essa temperatura na escalas Fahrenheit e
Kelvin?
Questões de
Vestibulares
1) ( Belas Artes -
SP ) Numa escala termométrica X, a temperatura do gelo fundente
corresponde a - 80oX e da água em ebulição, a 120oX. Qual a temperatura
absoluta que
corresponde a 0oX?
2) ( UFBA ) Dois
termômetros, Z e W, marcam, nos pontos de fusão do gelo e de ebulição da
água, os seguintes valores: As escalas apresentam a mesma leitura a:
Termômetro
|
Fusão do gelo
|
Ebulição da água
|
Z
|
4,0
|
28,0
|
W
|
2,0
|
66,0
|
3) (UFCE) O planeta
mercúrio e o que sofre a maior variação de temperatura no sistema
solar . A temperatura da parte iluminada chega a 400oC, enquanto o
lado escuro, cai a –
200º C. Essa variação de temperatura escrita em kelvim, é:
4) ( UFGO) Quando um
corpo está numa temperatura que em graus Celsius tem a metade do
valor medido em graus Fahrenheit, pode-se afirmar que sua temperatura é:
Condução, Convecção
e Irradiação
Condução, convecção
e irradiação são diferentes processos de propagação do calor. A definição de calor
é energia térmica em trânsito, ou seja, está em constante movimentação e
transferência entre os corpos do universo. No entanto, para que ocorra
transferência de calor entre dois corpos é necessário que ambos possuam
diferentes temperaturas, pois dessa forma, o calor irá fluir sempre do corpo de
maior temperatura para o corpo de menor temperatura.
A condução térmica
Tipo de propagação do calor que consiste na transferência de energia térmica entre as partículas que compõe o sistema. Por exemplo: coloca-se uma das extremidades de uma barra metálica na chama de fogo. Após alguns instantes, percebe-se que a outra extremidade também esquenta, mesmo estando fora da chama de fogo. Esse fato ocorre porque as partículas que formam o material receberam energia e, dessa forma, passaram a se agitar com maior intensidade. Essa agitação se transfere de partícula por partícula e se propaga em toda a barra até alcançar a outra extremidade.
Esse tipo de transferência ocorre com maior ou menor facilidade dependendo da constituição atômica do material, a qual faz com que ele seja classificado condutor ou isolante de calor. Nas substâncias condutoras esse processo de transferência acontece mais rápido como, por exemplo, nos metais. Já nas substâncias isolantes, como na borracha e na lã, esse processo é muito lento.
A convecção térmica
É o tipo de propagação do calor que ocorre nos fluidos em geral em decorrência da diferença de densidade entre as partes que formam o sistema. Por exemplo: na geladeira os alimentos são resfriados dessa forma. Como sabemos, o ar quente é menos denso que o ar frio e é por esse motivo que o congelador fica na parte de cima da geladeira. Dessa maneira, formam-se as correntes de convecção: o ar quente dos alimentos sobe para ser resfriado e o ar frio desce refrigerando os alimentos, mantendo-os sempre bem conservados. Essa também é a explicação do porquê o ar condicionador ser colocado na parte de cima de um ambiente.
A irradiação térmica
A condução e a convecção são formas de propagação de calor que para ocorrer é necessário que haja meio material, contudo, existe uma forma de propagação de calor que não necessita de um meio material (vácuo) para se propagar, esta é a irradiação térmica. Esse tipo de propagação do calor ocorre através dos raios infravermelhos que são chamadas ondas eletromagnéticas. É dessa forma que o Sol aquece a Terra todos os dias, como também é o meio que a garrafa térmica mantém, por longo tempo, o café quentinho em seu interior.
A garrafa térmica é construída de forma que os três processos de propagação de calor sejam reduzidos ao máximo. Entre suas paredes há o vácuo, o qual impede a propagação do calor por condução. Estas são espelhadas tanto internamente quanto externamente, de forma que os raios infravermelhos sejam refletidos e por último temos a tampa. Esta última quando bem fechada evita o processo de propagação por convecção. Construída dessa maneira, a garrafa térmica mantém sempre bem quentinho o café ou o chá.
A condução térmica
Tipo de propagação do calor que consiste na transferência de energia térmica entre as partículas que compõe o sistema. Por exemplo: coloca-se uma das extremidades de uma barra metálica na chama de fogo. Após alguns instantes, percebe-se que a outra extremidade também esquenta, mesmo estando fora da chama de fogo. Esse fato ocorre porque as partículas que formam o material receberam energia e, dessa forma, passaram a se agitar com maior intensidade. Essa agitação se transfere de partícula por partícula e se propaga em toda a barra até alcançar a outra extremidade.
Esse tipo de transferência ocorre com maior ou menor facilidade dependendo da constituição atômica do material, a qual faz com que ele seja classificado condutor ou isolante de calor. Nas substâncias condutoras esse processo de transferência acontece mais rápido como, por exemplo, nos metais. Já nas substâncias isolantes, como na borracha e na lã, esse processo é muito lento.
A convecção térmica
É o tipo de propagação do calor que ocorre nos fluidos em geral em decorrência da diferença de densidade entre as partes que formam o sistema. Por exemplo: na geladeira os alimentos são resfriados dessa forma. Como sabemos, o ar quente é menos denso que o ar frio e é por esse motivo que o congelador fica na parte de cima da geladeira. Dessa maneira, formam-se as correntes de convecção: o ar quente dos alimentos sobe para ser resfriado e o ar frio desce refrigerando os alimentos, mantendo-os sempre bem conservados. Essa também é a explicação do porquê o ar condicionador ser colocado na parte de cima de um ambiente.
A irradiação térmica
A condução e a convecção são formas de propagação de calor que para ocorrer é necessário que haja meio material, contudo, existe uma forma de propagação de calor que não necessita de um meio material (vácuo) para se propagar, esta é a irradiação térmica. Esse tipo de propagação do calor ocorre através dos raios infravermelhos que são chamadas ondas eletromagnéticas. É dessa forma que o Sol aquece a Terra todos os dias, como também é o meio que a garrafa térmica mantém, por longo tempo, o café quentinho em seu interior.
A garrafa térmica é construída de forma que os três processos de propagação de calor sejam reduzidos ao máximo. Entre suas paredes há o vácuo, o qual impede a propagação do calor por condução. Estas são espelhadas tanto internamente quanto externamente, de forma que os raios infravermelhos sejam refletidos e por último temos a tampa. Esta última quando bem fechada evita o processo de propagação por convecção. Construída dessa maneira, a garrafa térmica mantém sempre bem quentinho o café ou o chá.
Questões:
1) Conceitue as
formas de transferência de calor:
a) Condução:
b) convecção:
c) Irradiação:
2) Conceitue
isolante térmico:
3) Qual a função de
um isolante térmico?
4)Por que as panelas
que usamos são de metal e possuem cabos de madeira?
5) Dê um exemplo de
transferência de calor:
a) Condução
b) Convecção
c) Irradiação
6) Como é construída
a garrafa térmica?
C10 - Calorimetria:
Exercícios de
Fixação:
1) Determine
a variação de temperatura de um gás que é aquecido de 50º C a 150º C.
2) Quantas
calorias receberá um quilograma de água, quando sua temperatura variar de
80oC a 110oC? Considere o calor específico da água
1 cal/g oC
3) Qual
a quantidade de calor que uma barra de ferro de 300g for aquecida de 30º C a
320º C , Sendo 0,11 cal/g oC o calor especifico do ferro.
4) Determine
o calor especifico do alumínio sabendo que, ao serem fornecidos 110 cal a
uma placa de 50g , ela sofre uma variação de temperatura de 10oC.
5) Um corpo de massa
200 g é
aquecido por uma fonte que fornece uma
quantidade de calor igual a 200 cal. Qual o calor específico da substancia,
sabendo-se que ela sofre uma variação de temperatura de 40oC.
6) Uma barra de
ferro com 500g de massa deve ser aquecida de 20oC ate
220oC. Sendo 0,11 cal/g oC o calor especifico do
ferro, calcule a
quantidade de calor que a barra deve receber
7) Quantas calorias
perdera um quilograma de água, quando sua temperatura
variar de 80oC a 10oC? Considere calor específico
da água igual a 1 cal/g oC
8) Um bloco de
alumínio com 600g de massa deve ser aquecido de 10oC ate
150oC. Sendo de 0,22 cal/g oC o calor especifico do
alumínio, calcule: a
quantidade de calor que a barra deve receber
Questões de
vestibulares:.
1) (UFRN)
Um corpo de massa igual 1 kg recebeu 10 kcal, e sua temperatura passou
de 50oC para 100oC. Qual é o calor específico desse
corpo?
2) (FGV
- SP) O calor específico do ferro é de, aproximadamente 0,1 cal /goC.
Isto significa que para elevar de 12oC, a temperatura de um
pedaço de ferro, é necessário uma quantidade de calor, em calorias, de:
C11. Introdução a Eletrodinâmica
Exercícios de Fixação
1) Conceitue
corrente elétrica.
2) Quais são os
tipos de corrente?
3) Descreva os
efeitos da corrente:
4) Qual
o sentido da corrente utilizado em nossos estudos? E qual a
importância do sentido real?
5) A partida de um
automóvel é acionada durante 5 s, e nesse intervalo de
tempo a corrente que circula pela bateria tem intensidade 200 A .Quanto
tempo a bateria leva para se recuperar da descarga, se nesse processo a
corrente elétrica tem intensidade 20
A ? ( sugestão definição de corrente
elétrica)
6) Um fio
condutor é percorrido por uma corrente de 10 A . Calcule a carga que
passa através de uma secção transversal em 1 minuto.
7) Uma bateria de
automóvel completamente carregada libera 1,3 x 105
coulombs de carga. Determine, aproximadamente, o tempo em horas que
uma lâmpada, ligada nessa bateria, ficará acessa, sabendo que necessita
de
uma corrente constante de 2,0 A para ficar em regime normal de
funcionamento.
Questões de
Vestibulares
1) (Unitau –SP)
5,0µC de carga atravessam a seção reta de um fio metálico,
num intervalo igual a 2,0 milisegundos. A corrente elétrica que atravessa a
seção é de:
2) (UFSM –RS) Uma
lâmpada permanece acessa durante 5 minutos, por efeito
de uma corrente de 2 A
. Nesse intervalo de tempo, a carga total ( em C)
fornecida pela lâmpada é:
C12 - Estudo Dirigido - Eletrodinâmica
Corrente elétrica
|
Chamamos de
corrente elétrica ao movimento ordenado de cargas
---------------- negativas,
dentro de um condutor por unidade de tempo.
|
Tipos de corrente
|
As baterias e pilhas, são
exemplos de fontes desse tipo de corrente que é a
------------------------------------.
|
Os ------------------------------------------
|
São: Luminoso,
Térmico, Químico, Magnético e Biológico
|
Sentido
-------------------------- da corrente
|
Quando a corrente
elétrica sai do pólo positivo da fonte e chega ao pólo negativo da fonte.
Utilizado em nossos estudos.
|
Sentido
-------------------------- da corrente
|
Quando os elétrons
se deslocam do pólo negativo e chega ao pólo positivo. É o que realmente
acontece.
|
Tipos de corrente
|
A
rede elétrica da Cemig é um
exemplo
de fontes desse tipo de
corrente
que é a -------------------------
|
O Choque elétrico
|
O choque elétrico
é um exemplo do efeito ------------------ , da corrente.
|
------------------------
|
São exemplos de
eletrodomésticos que tem como base o ---------------., torradeira
de pão, chuveiro, ferro de passar, formo elétrico e chapinha.
|
C13 – Lei de Ohm
Exercícios de
Fixação
1) Uma serpentina de
aquecimento, ligada a uma linha de 110V, consome 5 A
determine
a resistência dessa serpentina.
2) Um
chuveiro tem resistência de 10Ω. Qual é a corrente, quando ligado em
220V?
Desenhe o circuito
3) Qual a ddp
se deve aplicar a um resistor ôhmico de resistência 200Ω, para
se
obter uma corrente de 100m A? Desenhe o circuito
4) Qual a ddp
se deve aplicar a um resistor ôhmico de resistência 80Ω, para
se
obter uma corrente de 5 A ?
Desenhe o circuito
5) Qual a corrente
se deve aplicar a um resistor ôhmico de resistência 80Ω,
que
esta ligado a uma fonte 160 V? Desenhe o circuito
6) Qual a corrente
se deve aplicar a um resistor ôhmico de resistência 120Ω,
que
esta ligado a uma fonte 360 V? Desenhe o circuito
7) Qual a ddp
se deve aplicar a um resistor ôhmico de resistência 120Ω, para
se
obter uma corrente de 5 A ?
Desenhe o circuito
8) Qual a
resistência que se deve aplicar a um circuito de fonte 300V
e
uma corrente 15 A ?
Desenhe o circuito
9) Qual a
resistência que se deve aplicar a um circuito de fonte 400V
e
uma corrente 80 A ?
Desenhe o circuito
10) Conceitue a lei
de ohm.
C14 – Resistores em série
Exercícios de Fixação
1) Dois resitores R1 e R2 estão associados em série, sendo R1 = 1W e R2 = 4W.
Pede- se:
a) Quanto vale o resistor equivalente da associação?
b) Qual a ddp no resistor R1? Considere a corrente que passa por R1 é 2 A )
c) Qual a ddp no resistor R2?
2) Um resistor R1 = 20W foi associado em série com R2 = 40W. O conjunto foi
submetido à ddp V = 120 V. Calcule:
a) a corrente da associação;
b) a ddp em cada resistor.
3) Dois resitores de 5W e 30W de resistência foram associados em série. O
conjunto foi submetido à ddp de 140 V. Determine a corrente que atravessa
os resitores e a ddp em cada um deles.
4) Três resistores de 2W, 3W e 5W, foram associados em série. O conjunto foi
submetido à ddp de 40V. Calcule a ddp em cada um dos resistores.
5) Dois resistores, 3W e 5 W são ligados em série. A tensão no primeiro é de
45 V, qual será a tensão no segundo resistor, em volts:
6) Três resitores 10W, 20W e 30W, associados em série e aplica-se uma ddp de
240V ao conjunto de resistores. Calcule a corrente que atravessa os resitores
e a ddp em cada um.
7) Em certos fios de iluminação, observa-se que quando uma lâmpada se
queima todas as outras conectadas ao mesmo fio se apagam. Por que isso
ocorre?
8) Três resistores de resistência R são ligados em série, a uma fonte 110 V.
Qual o valor da resistência equivalente do circuito, em ohms
Questões de vestibulares
1) ( UFAL) Uma corrente elétrica de 2,0 ampères flui num resistor de 5,0 ohms que está associado em série com outro de 15,0 ohms. Nesta associação, a diferença de potencial nos terminais do resistor de 15,0 ohms é, em volts, igual a:
2) (PUC -RS) Um resistor ohmico tem resistência elétrica igual a 10W. Quando
atravessado por uma corrente elétrica de 10 A , a diferença de potencial
elétrico entre seus extremos vale:
3) (Fesp - PE) Uma associação em série de dois resistores R1 = 2W e R2 = 4W
está submetida a uma ddp de 24 V. A intensidade da corrente em cada
resistor, vale:
4) (Unifor - CE) Um fio condutor, submetido a uma tensão de 1,5 V, é
percorrido por uma corrente de 3 A . A resistência elétrica desse condutor,
em ohms, é de:
C15 – Resistores em paralelo
Exercícios de Fixação
1) Calcule a resistência equivalente de um circuito em paralelo constituído de 3
resistores com os seguintes valore 12 W , 5 W , e 6 W ?
2) Calcule a resistência equivalente de um circuito em paralelo constituído de
5 resistores iguais de 12 W ?
3) Um resistor R1 = 20W foi associado em paraleo com R2 = 40W. O conjunto
foi submetido à ddp V = 120 V. Calcule:
a) a corrente da associação;
b) a corrente em cada resistor.
4) Um resistor R1 = 50W foi associado em paraleo com R2 = 100W. O conjunto
foi submetido à ddp V = 500 V. Calcule:
a) a corrente da associação;
b) a corrente em cada resistor.
5) Três resistores de resistência R são ligados em paralelo, a uma fonte 110 V.
Qual o valor da resistência equivalente do circuito, em ohms:
Questões de vestibulares
1) (UFRGS) Dispõe-se de três resistores, um de 10W , um de 20W e um de
30W . Ligando-se em paralelo e aplicando-se uma ddp de 12V aos extremos
dessa associação, qual a corrente elétrica total que percorre o circuito?
2) (UFMG) Em uma sala há duas lâmpadas acesas, ligadas a um mesmo
interruptor. Em um certo instante uma das lâmpadas se apaga, enquanto a
outra permanece acesa. Em relação a esse fato, foram formuladas as
seguintes hipóteses:
I - Se apenas uma das lâmpadas se apagou, elas estão ligadas em paralelo.
II - Se o defeito fosse no interruptor, as duas lâmpadas se apagariam.
III - Se as lâmpadas estivem em série , o rompimento do filamento de
uma delas interromperia a corrente também na outra.
Das afirmativas acima estão corretas?
3) (Osec -SP) Admita que um fio metálico que possui a resistência de 20W é
cortado em quatro pedaços iguais e, então, esse pedaços são ligados em
paralelo. a nova resistência equivalente, em ohms, será de:
C16 Estudo Dirigido- Magnetismo
Propriedade básica do magnetismo
|
Polos de __________nome se repelem e de _____________contrários se atraem
|
Inseparabilidade dos polos
|
Se dividirmos uma imã ao meio, termos dois imãs e em conseqüência ________polos norte e _______polos sul.
|
Bússola
|
A agulha de uma bússola
|
Indução magnética
|
Denomina-se indução magnética o fenômeno da imantação de um corpo por meio de um ___________________
|
Polos Geográficos x Polos magnéticos
|
Sabe-se que a Terra apresenta propriedades magnéticas comportando-se como um
imenso imã. Próximo ao polo ____________ geográfico da Terra existe um polo
____________ magnético, que atrai o polo _____________da agulha magnética de
uma bússola.
|
Força de repulsão
|
A força de repulsão entre os dois pólos norte é tanto ___________ quanto mais próximos
estiverem um do outro.
|
Imãs
|
Se os dois imãsforem partidos ao meio tem-se ______________pólos norte e __________ pólos sul.
Pode-se afirmar que:
.
|
Questões de vestibulares
1) (Unisinos- RS) As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente:
Sabe-se que a Terra apresenta propriedades magnéticas comportando-se
como um imenso imã. Próximo ao polo ____________ geográfico da Terra
existe um polo ____________ magnético, que atrai o polo
_____________da agulha magnética de uma bússola.
2) (UFAL) Considere as afirmações I, II e III abaixo referentes a dois imãs em
barra, com polos nas extremidades.
I- A força de repulsão entre os dois pólos norte é tanto maior quanto mais
próximos estiverem um do outro.
II- A força de atração entre os dois pólos sul é tanto maior quanto mais
próximos estiverem um do outro.
III- Se os dois imãs forem partidos ao meio tem-se 4 pólos norte e 4 pólos
sul.
Pode-se afirmar que:
a) I, II e III estão corretas d) Somente III é correta
b) Somente I e II são correta e) Somente I é correta
c) Somente II é correta
3) (UnB - DF) Três chaves de fenda que podem estar com as pontas imantadas,
cujos polos são X, Y e Z, são aproximadas do polo K de um imã.
Observamos que os polos X e Y são atraidos e Z, repelido. Se a chave X é
um polo sul, podemos afirmar que:
4) (Cesgranrio – RJ) Uma barra imantada apoiada em uma superfície
perfeitamente lisa e horizontal é dividida habilidosamente em três pedaços
(A, B e C). Se a parte B é cuidasoamente retirada, então A e C:
a) se aproximam b) oscilam c) se desmagnetizam
d)se afastam e) permanecem em repouso.
5) (Cesgranrio – RJ– Adaptada) Responda a questão abaixo, de acrodo com a
figura:
Se dividirmos a barra imantada acima habilidosamente no sentido “MN”
então A e B
a) se aproximam b) oscilam c) se desmagnetizam
d)se afastam e) permanecem em repouso.