1°Ano


C1 - Texto interpretativo - O coletor solar, o radiador e o chope gelado.

Infelizmente ainda não consegui colocar o texto no blog, mas ele se encontra a disposição de todos  no xerox da escola, antecipe sua copia. Já esta no blog a atividade C2, ok! Um abraço Marcos

C2 -  Energia (Solar, Eólica e combustíveis fósseis)

Questões de Vestibulares e Enem


1)(Enem -2005 ) O gás natural veicular (GNV) pode substituir a gasolina ou álcool nos veículos
automotores. nas grandes  cidades, essa possibilidade tem sido explorada, principalmente, pelos táxis, que  recuperam em um tempo relativamente curto o investimento feito com a conversão por meio da
 economia proporcionada pelo uso do gás natural. Atualmente, a conversão para gás natural do
 motor de um automóvel que utiliza a gasolina custa R$ 3.000,00. Um litro de gasolina permite
percorrer cerca de 10 km e custa R$ 2,20, enquanto um metro cúbico de GNV permite percorrer cerca de 12 km e custa R$ 1,10. Desse modo, um taxista que percorra 6.000 km por mês recupera o investimento da conversão em aproximadamente
( A) 2 meses.   (B) 4 meses. (C) 6 meses. (D) 8 meses. (E) 10 meses.


2) (Enem – 1999) Uma das modalidades de produção de energia elétrica envolve combustíveis fósseis. A modalidade de produção, o combustível e a escala de tempo típica associada à
formação desse combustível são, respectivamente,
(A) hidroelétricas - chuvas - um dia
(B) hidroelétricas - aquecimento do solo - um mês
(C) termoelétricas - petróleo - 200 anos
(D) termoelétricas - aquecimento do solo - 1 milhão de anos
(E) termoelétricas - petróleo - 500 milhões de anos

3) (Enem -2004)  Há estudos que apontam razões econômicas e ambientais para que o gás natural possa vir a tornar-se, ao longo deste século, a principal fonte de energia em lugar do petróleo. Justifica-se essa previsão, entre outros motivos, porque o gás natural
(A) além de muito abundante na natureza é um combustível renovável.
(B) tem novas jazidas sendo exploradas e é menos poluente que o petróleo.
(C) vem sendo produzido com sucesso a partir do carvão mineral.
(D) pode ser renovado em escala de tempo muito inferior à do petróleo.
(E) não produz CO2 em sua queima, impedindo o efeito estufa.

4) (Enem – 2002) Em usinas hidrelétricas, a queda d’água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de
(A) não provocarem impacto ambiental.
(B) independerem de condições climáticas.
(C) a energia gerada poder ser armazenada.
(D) utilizarem fontes de energia renováveis.
(E) dependerem das reservas de combustíveis fósseis

5) (Enem -1999) O diagrama abaixo representa a energia solar que atinge a Terra e sua utilização na geração de
eletricidade. A energia solar é responsável pela manutenção do ciclo da água, pela movimentação do ar, e pelo ciclo do carbono que ocorre através da fotossíntese dos vegetais, da decomposição e da respiração dos seres vivos, além da formação de combustíveis fósseis.




De acordo com o diagrama, a humanidade aproveita, na forma de energia elétrica, uma fração da energia recebida como radiação solar, correspondente a:
(A) 4 x 10-9
(B) 2,5 x 10-6
(C) 4 x 10-4
(D) 2,5 x 10-3
(E) 4 x 10-2




6 (Enem -2000) O resultado da conversão direta de energia solar é uma das várias formas de energia alternativa de que se dispõe. O aquecimento solar é obtido por uma placa escura coberta por vidro, pela qual passa um tubo contendo água. A água circula, conforme mostra o esquema abaixo.



São feitas as seguintes afirmações quanto aos materiais utilizados no aquecedor solar:
I o reservatório de água quente deve ser metálico para conduzir melhor o calor.
II a cobertura de vidro tem como função reter melhor o calor, de forma semelhante ao que ocorreem uma estufa.
III a placa utilizada é escura para absorver melhor a energia radiante do Sol, aquecendo a água
com maior eficiência.
Dentre as afirmações acima, pode-se dizer que, apenas está(ão) correta(s):
(A) I.
(B) I e II.
(C) II.
(D) I e III.
(E) II e III.


7)(Enem – 2003) No Brasil, o sistema de transporte depende do uso de combustíveis fósseis e de biomassa, cuja energia é convertida em movimento de veículos. Para esses combustíveis, a transformação de energia química em energia mecânica acontece
(A) na combustão, que gera gases quentes para mover os pistões no motor.
(B) nos eixos, que transferem torque às rodas e impulsionam o veículo.
(C) na ignição, quando a energia elétrica é convertida em trabalho.
(D) na exaustão, quando gases quentes são expelidos para trás.
(E) na carburação, com a difusão do combustível no ar.
8) (Enem – 2004) As previsões de que, em poucas décadas, a produção mundial de petróleo possa vir a cair têm gerado preocupação, dado seu caráter estratégico. Por essa razão, em especial no setor de transportes, intensificou-se a busca por alternativas para a substituição do petróleo por combustíveis renováveis. Nesse sentido, além da utilização de álcool, vem se propondo, no Brasil, ainda que de forma
experimental,
(A) a mistura de percentuais de gasolina cada vez maiores no álcool.
(B) a extração de óleos de madeira para sua conversão em gás natural.
(C) o desenvolvimento de tecnologias para a produção de biodiesel.
(D) a utilização de veículos com motores movidos a gás do carvão mineral.
(E) a substituição da gasolina e do diesel pelo gás natural.


C3 -  Energia (hidroelétrica, termoelétrica e termonuclear)

Questões Fixação

1)Cite duas vantagens da energia solar?
2) Cite duas vantagens da energia hidroelétrica?
3) Cite duas vantagens da energia termoelétrica?
4) Cite duas vantagens da energia eólica?
5) Cite duas vantagens da energia termonuclear?
6) Cite duas desvantagens da energia hidroelétrica?
7) Cite duas desvantagens da energia termoelétrica?
8) Cite uma desvantagem da energia eólica?
9) Cite duas desvantagens da energia termonuclear?
10) Cite uma desvantagem da energia solar?
11) Dê dois exemplos da utilização do Sol no passado:
12) Dê dois exemplos da utilização do Sol no presente:
13) Quais as vantagens da substituição do óleo diesel pelo gás natural nas usinas termoelétricas?
14) O que significam as siglas GLP e GNV?
15) Dentre as formas de energia utilizadas no Brasil , quais são as com maiores potenciais  futuros?
16 -  Palavras Cruzadas
















































































1






A













2






S













3




















4






F













5






O













6






N













7






T













8






E













9






S













10




















11






D













12






E













13






E














14






E













15






N













16






E













17






R













18






G













19






I













20






A



































Horizontais










1-
Fonte de  geração de  energia hidroelétrica




2-
Energia proveniente do Sol







3-
Equipamento utilizado para obter energia dos ventos


4-
Combustível proveniente da decomposição de animais e plantas

5-
Combustível utilizado no transporte de carga




6-
Mineral utilizado em centrais atômicas





7-
Biocombustível utilizado em automóveis no Brasil



8-
Energia pouco utilizada no Brasil






9-
Energia proveniente da decomposição de material orgânico

10-
Companhia Energética de Minas Gerais -Sigla




11-
Equipamento utilizado para gerar energia





12-
Agência Nacional de Energia Elétrica - Sigla




13-
Empresa  geradora de energia nuclear- grupo Eletrobrás - Sigla

14-
Energia  elétrica gerada  pela combustão de combustíveis fósseis


































15-    De onde vem a energia do seres humanos
16- Energia gerada pelos ventos
17- A principal fonte de energia do Brasil
18-Combustível que hoje é utilizado em usinas termoelétricas

19- Combustível misto de óleo diesel com óleos de vegetais.
20 – O grande risco das centrais atõmicas





C4 -  ( Energia Cinética, Energia Potencial Gravitacional, Energia Potencial   
            Elástica)

·        Energia cinética  
Ec = ½ m v2
Exercício modelo:
Calcule a energia cinética  de um móvel, de massa 200 Kg que percorre um trecho com velocidade de 10m/s?
Solução:
M = 200 kg
V = 10m/s
Ec=?
Ec = ½ m v2
Ec  = ½ 200 102
Ec = 100x 100 = 10000 J ou 1x 104 J
·        Energia Potencial Gravitaciomal 
EPg = mgh
Exercício modelo:
Calcule a anergia potencial gravitacional de um corpo  de massa 50kg a uma altura 20m do solo. Considere g = 10m/s2 .
Solução:
M = 50 kg
H = 20 m
g = 10m/s2 
EPg = mgh
Epg = 50x 10 x20 = 10000J ou 1x 104 J
·        
       Energia Potencial Elástica
Epe =1/2 Kx2
Exercício modelo:
  Considere uma mola de comprimento inicial igual a 0 que  sofre uma deformação de 5 cm e   constante elástica 2000N/m. Calcule a energia potencial  elástica dessa mola?
Solução:
Sendo:
X= 5cm = 0,05 m
K= 2000N/m
Considere:  Epe = ½ Kx2  
Epe ½ 2000 (0,05 )2=  1000 x 0,0025= 2,5 J
Logo: Epe = 2,5 J


Exercícios de fixação 
1) Qual a energia cinética de uma  partícula de massa 200 g  que movimenta com velocidade de 4,0 m/s?
2) A partir da tabela abaixo estabeleça a razão entre as energias Ea  e Eb:
Corpo
Massa
Velocidade
A
2M
V
B
M
2V

3) Um corpo de massa 20 Kg está localizado a 6 m de altura em relação ao solo. Dado
     g = 10 m/s2 , calcule sua energia potencial gravitacional.
4)Um ponto material de massa 40 kg tem energia potencial gravitacional de 800J em relação ao solo.  Dado g = 10 m/s2, calcule  a que altura se encontra do solo.
5)Um bloco de alumínio de massa 5 kg é colocado no alto de  uma escada de 30 degraus de 25 cm de altura cada um. Considere g = 10 m/s2 . Determine  a energia potencial gravitacional do bloco em relação:
a)     ao solo;     b) ao 20o  degrau
6)Uma mola de constante elástica k = 400 N/m é comprimida 5 cm . Determine a sua energia potencial
     elástica?
7)Uma mola de constante elástica k = 600 N/m tem energia potencial  de 1200 J. Calcule a sua  deformação.
8)Um móvel de massa  m =. 4 kg atinge uma mola, cuja constante elástica é k = 100 N/m, e produz  uma
     deformação de 20 cm. Determine, supondo um sistema conservativo. Determine a energia potencial
      elástica do móvel armazenada pela mola.
9)Uma mola de constante elástica k = 40 N/m é comprimida 0,04 m . Determine a sua energia potencial           
     elástica?
10)Uma mola de constante elástica k = 600 N/m tem uma energia potencial elástica de 1200J. Calcule a        
      deformação.
Questões de Vestibulares e Enem


1)      ( Fuvest - SP)  A equação da velocidade de um móvel de 20 quilogramas é dada por  V = 3,0 + 0,20t (SI). Podemos afirmar que  a energia cinética desse móvel, no instante t = 10 s, vale:
2)      (Osec - SP)  Numa eclusa, um barco de massa de massa 6,0 x 104kg é erguido 8,0 m. Adotando g = 10 m/s2 , a variação da energia potencial gravitacional do barco, em joules, é:
3)      (Fatec - SP) Um atleta de 60 kg, no salto com vara, consegue atingir uma altura de 5 m.  Pode-se dizer que ele adquiriu uma energia potencial gravitacional, em relação ao solo, de aproximadamente: Considere g = 10 m/s2.
4)      (Uniatu - SP) Quando um objeto de massa m cai de uma altura hopara outra h, sua energia  potencial gravitacional diminui de:
5)      ( Santa Casa  - SP)  Numa mola de constante elástica k = 150,0 N/m e x  é  deformação que ela provoca. O comprimento da mola passa  então  de  2,50 cm para 2,00 cm. Por efeito dessa deformação, o aumento  da energia potencial elástica , em joules, acumulada na mola é:

 C5 -Conservação da Energia

 Energia Mecânica (Em)
Em = Epg+Epc+Ec
Teorema de Energia Mecânica
Em antes = Em depois





Exercícios de fixação 


1) Na geração de  energia através  de hidroelétrica quais as transformações de energia a 
    partir do reservatório?
2) Na geração de  energia através  de uma termoelétrica quais as transformações de 
    energia a  partir da queima de combustíveis fósseis?    

3) Na geração de  energia através  de uma usina eólica quais as transformações de 
    energia a  partir dos ventos?    
4) Quando se liga um liquidificador na tomada para fazer um suco, quais as
     transformações de energia envolvidas?
5) Na geração de  energia através  de uma usina nuclear quais as transformações de 
    energia a  partir do núcleo radioativo?    






Questões de Vestibulares e Enem


1)      (ENEM/1998)  No processo de obtenção de eletricidade, ocorrem várias  transformações de energia. Considere duas delas:
      I. cinética em elétrica II. potencial gravitacional em cinética
      Analisando o esquema, é possível identificar que elas se encontram, respectivamente, 
      entre:
      (A) I- a água no nível h e a turbina, II- o gerador e a torre de distribuição.
      (B) I- a água no nível h e a turbina, II- a turbina e o gerador.
      (C) I- a turbina e o gerador, II- a turbina e o gerador.
      (D) I- a turbina e o gerador, II- a água no nível h e a turbina.
      (E) I- o gerador e a torre de distribuição, II- a água no nível h e a turbina.
2)      ( Enem -2005) Observe a situação descrita na tirinha abaixo.



            Assim que o menino lança a flecha, há transformação de um tipo de energia em  
            outra. A  transformação, nesse caso, é de energia
               (A) potencial elástica em energia gravitacional.

               (B) gravitacional em energia potencial.

               (C) potencial elástica em energia cinética.

               (D) cinética em energia potencial elástica.

               (E) gravitacional em energia cinética.

3)     ( FMU - SP) Um corpo de massa 2 kg  é lançado para o alto, na vertical, com velocidade inicial  30m/s. No ponto mais alto da trajetória a  energia potencial gravitacional do corpo em  relação ao ponto de partida é:
4)     (Fuvest - SP) Uma pedra com massa m = 0,10 kg é lançada verticalmente para cima com energia cinética Ec = 20 J. Qual a altura atingida pela pedra?   Considere g = 10 m/s2 .
5)     ( PUC - RS) Um corpo de 2 kg de massa é abandonado da janela de um edifício a uma altura de 45 m. supondo que ocorra um movimento de queda livre, com aceleração gravitacional g = 10m/s2 , ao atingir o solo, esse corpo terá uma energia cinética igual a:



C6 : Texto "O Termômetro"

Texto com 5 questões sobre o texto, deverão ser respondidas.  Otexto se encontra no xerox da Escola Estadual "Maurício Murgel"


C7 Termômetros

Exercícios de Fixação:

1)     Um termômetro indica 20oC. Qual é essa temperatura na escalas Fahrenheit  e Kelvin?
2)     A temperatura de um gás é de 127oC que na escala  absoluta, corresponde a:
3)  Dois termômetros, um graduado na escala Celsius e outro na escala Fahrenheit, 
     fornecem a mesma leitura de um gás. Determine o valor dessa temperatura.
4)  Um termômetro indica 50oC. Qual é essa temperatura na escalas Fahrenheit  e Kelvin?
5)     Um termômetro Kelvin e um termômetro Celsius foram introduzidos em um banho de óleo. Verificou - se  que as leituras apresentadas pelos termômetros estavam a razão
      ( 3/2 ). Qual a temperatura do banho de óleo, na escala Celsius? Res.: 546o  C
6) Um termômetro indica 50oF. Qual é essa temperatura na escalas Celsius  e Kelvin?


Questões de vestibulares:
1)     ( Unimep - SP) Numa das regiões mais frias do mundo, o termômetro indica - 76oF. Qual será o valor dessa temperatura na escala Celsius?
2)     ( Vunesp - SP) Sêmen bovino para inseminação artificial é conservado em nitrogênio líquido que, a pressão normal tem temperatura de 78 K. Calcule essa temperatura em:
a)     graus Celsius;          b) graus Fahrenheit
3)     ( Osec - SP ) Uma temperatura na escala Fahrenheit é expressa por um número que é o triplo do correspondente na escala Celsius. Determine essa temperatura   em oF?
4)     ( Mack - SP) A indicação de uma temperatura na escala Fahrenheit excede em 2 unidades o dobro da correspondente indicação na escala Celsius. Essa temperatura é:
5)     ( UFGO) Quando um corpo está numa  temperatura que em graus Celsius tem a metade do valor medido em graus Fahrenheit, pode-se afirmar que sua temperatura é:
6)     ( Belas Artes - SP ) Numa escala termométrica X, a temperatura do gelo fundente corresponde a - 80oX e da água em ebulição, a 120oX.  Qual a temperatura absoluta que corresponde a 0oX?
7)     ( UFBA ) Dois termômetros, Z e W, marcam, nos pontos de fusão do gelo e de ebulição da água, os seguintes valores:  As escalas apresentam a mesma leitura a:

Termômetro
Fusão do gelo
Ebulição da água
Z
4,0
28,0
W
2,0
66,0
6)     (UFCE) O planeta mercúrio e o que sofre a maior variação de temperatura no sistema solar .  A  temperatura da parte iluminada chega a 400oC, enquanto o lado escuro, cai  a -200oC. Essa variação de temperatura escrita em kelvim, é:


C8 – Termômetros   II


Exercícios de Fixação
1) Transforme  80º C  em gruas fahrenheit e Kelvin.
2) Transforme 30º C  em gruas fahrenheit e Kelvin
3) Dois termômetros, um graduado na escala Celsius e outro na escala Fahrenheit, 
     fornecem a mesma leitura de um gás. Determine o valor dessa temperatura.
4)  Um termômetro indica 50oC. Qual é essa temperatura na escalas Fahrenheit  e   
      Kelvin?
5) Um termômetro indica 80oF. Qual é essa temperatura na escalas Celsius  e Kelvin?
6) Um termômetro indica 65oC. Qual é essa temperatura na escalas Fahrenheit  e
           Kelvin?

Questões de Vestibulares
1) ( Belas Artes - SP ) Numa escala termométrica X, a temperatura do gelo fundente
      corresponde a - 80oX e da água em ebulição, a 120oX.  Qual a temperatura absoluta que
       corresponde a 0oX?
2) ( UFBA ) Dois termômetros, Z e W, marcam, nos pontos de fusão do gelo e de ebulição da
     água, os seguintes valores:  As escalas apresentam a mesma leitura a:


Termômetro
Fusão do gelo
Ebulição da água
Z
4,0
28,0
W
2,0
66,0

3) (UFCE) O planeta mercúrio e o que sofre a maior variação de temperatura no sistema   
       solar .  A  temperatura da parte iluminada chega a 400oC, enquanto o lado escuro, cai  a –
      200º C. Essa variação de temperatura escrita em kelvim, é:
4) ( UFGO) Quando um corpo está numa  temperatura que em graus Celsius tem a metade do
     valor medido em graus Fahrenheit, pode-se afirmar que sua temperatura é:






 C 9 – Transferência de  Calor

Condução, Convecção e Irradiação
Condução, convecção e irradiação são diferentes processos de propagação do calor. A definição de calor é energia térmica em trânsito, ou seja, está em constante movimentação e transferência entre os corpos do universo. No entanto, para que ocorra transferência de calor entre dois corpos é necessário que ambos possuam diferentes temperaturas, pois dessa forma, o calor irá fluir sempre do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura.

A condução térmica

Tipo de propagação do calor que consiste na transferência de energia térmica entre as partículas que compõe o sistema. Por exemplo: coloca-se uma das extremidades de uma barra metálica na chama de fogo. Após alguns instantes, percebe-se que a outra extremidade também esquenta, mesmo estando fora da chama de fogo. Esse fato ocorre porque as partículas que formam o material receberam energia e, dessa forma, passaram a se agitar com maior intensidade. Essa agitação se transfere de partícula por partícula e se propaga em toda a barra até alcançar a outra extremidade.

Esse tipo de transferência ocorre com maior ou menor facilidade dependendo da constituição atômica do material, a qual faz com que ele seja classificado condutor ou isolante de calor. Nas substâncias condutoras esse processo de transferência acontece mais rápido como, por exemplo, nos metais. Já nas substâncias isolantes, como na borracha e na lã, esse processo é muito lento.

A convecção térmica

É o tipo de propagação do calor que ocorre nos fluidos em geral em decorrência da diferença de densidade entre as partes que formam o sistema. Por exemplo: na geladeira os alimentos são resfriados dessa forma. Como sabemos, o ar quente é menos denso que o ar frio e é por esse motivo que o congelador fica na parte de cima da geladeira. Dessa maneira, formam-se as correntes de convecção: o ar quente dos alimentos sobe para ser resfriado e o ar frio desce refrigerando os alimentos, mantendo-os sempre bem conservados. Essa também é a explicação do porquê o ar condicionador ser colocado na parte de cima de um ambiente.






A irradiação térmica

A condução e a convecção são formas de propagação de calor que para ocorrer é necessário que haja meio material, contudo, existe uma forma de propagação de calor que não necessita de um meio material (vácuo) para se propagar, esta é a irradiação térmica. Esse tipo de propagação do calor ocorre através dos raios infravermelhos que são chamadas ondas eletromagnéticas. É dessa forma que o Sol aquece a Terra todos os dias, como também é o meio que a garrafa térmica mantém, por longo tempo, o café quentinho em seu interior.

A garrafa térmica é construída de forma que os três processos de propagação de calor sejam reduzidos ao máximo. Entre suas paredes há o vácuo, o qual impede a propagação do calor por condução. Estas são espelhadas tanto internamente quanto externamente, de forma que os raios infravermelhos sejam refletidos e por último temos a tampa. Esta última quando bem fechada evita o processo de propagação por convecção. Construída dessa maneira, a garrafa térmica mantém sempre bem quentinho o café ou o chá.

Questões:

1) Conceitue as formas de transferência de calor:
    a) Condução:
    b) convecção:
    c) Irradiação:
2) Conceitue isolante térmico:
3) Qual a função de um isolante térmico?
4)Por que as panelas que usamos são de metal e possuem cabos de madeira?
5) Dê um exemplo de transferência de calor:
    a) Condução
    b) Convecção
    c) Irradiação
6) Como é construída a garrafa térmica?


C10 - Calorimetria:

Exercícios de Fixação:

1)     Determine a variação de temperatura de um gás que é aquecido de 50º C a 150º C.
2)     Quantas calorias receberá um quilograma de água, quando sua temperatura variar  de 80oC a 110oC? Considere o calor específico da água  1 cal/g oC
3)     Qual a quantidade de calor que uma barra de ferro de 300g for aquecida de 30º C a 320º C ,  Sendo 0,11 cal/g oC o calor especifico do ferro.
4)     Determine o calor especifico do alumínio sabendo que, ao serem fornecidos 110 cal a  uma placa  de 50g , ela sofre uma variação de temperatura de 10oC.
5) Um corpo de massa 200 g é aquecido por uma fonte que fornece uma
    quantidade de calor igual a 200 cal. Qual o calor específico da substancia,
    sabendo-se que ela sofre uma variação de temperatura de 40oC.
6) Uma barra de ferro com 500g de massa deve ser aquecida de 20oC ate
    220oC. Sendo 0,11 cal/g oC o calor especifico do ferro, calcule  a
    quantidade de calor que a barra deve receber
7) Quantas calorias perdera um quilograma de água, quando sua temperatura
     variar  de 80oC a 10oC? Considere calor específico da água igual a 1 cal/g oC
8) Um bloco de alumínio com 600g de massa deve ser aquecido de 10oC ate
    150oC. Sendo de 0,22 cal/g oC o calor especifico do alumínio, calcule:  a
    quantidade de calor que a barra deve receber 

Questões de vestibulares:.
1)     (UFRN)  Um corpo de  massa  igual 1 kg recebeu 10 kcal, e sua temperatura passou de 50oC para 100oC. Qual  é o calor específico desse corpo?
2)     (FGV - SP) O calor específico do ferro é de, aproximadamente 0,1 cal /goC. Isto significa que  para elevar de 12oC, a temperatura de um pedaço de ferro, é necessário uma quantidade de calor, em calorias, de:


C11. Introdução a Eletrodinâmica

Exercícios de Fixação

1) Conceitue corrente elétrica.
2) Quais são os tipos de corrente?
3) Descreva os efeitos da corrente:
4)  Qual o  sentido da corrente utilizado em nossos estudos? E qual a
     importância do sentido real?
5) A partida de um automóvel é acionada durante 5 s, e nesse intervalo de
    tempo a corrente que circula pela bateria tem intensidade 200 A .Quanto
    tempo a bateria leva para se recuperar da descarga, se nesse processo a
    corrente elétrica tem intensidade 20 A? ( sugestão definição de corrente
    elétrica)
6)  Um fio condutor é percorrido por uma corrente de 10 A. Calcule a carga que
     passa através de uma secção transversal em 1 minuto.
7) Uma bateria de automóvel completamente carregada libera 1,3 x 105
    coulombs de carga. Determine, aproximadamente, o tempo em horas que
    uma lâmpada, ligada  nessa bateria, ficará acessa, sabendo que necessita de
    uma corrente constante de 2,0 A para ficar em regime normal de
    funcionamento.

Questões de Vestibulares


1) (Unitau –SP) 5,0µC de carga atravessam a seção reta de um fio metálico,
    num intervalo igual a 2,0 milisegundos. A corrente elétrica que atravessa a
    seção é de:
2) (UFSM –RS) Uma lâmpada permanece acessa durante 5 minutos, por efeito
    de uma corrente de 2 A . Nesse intervalo de tempo, a carga total ( em C)
    fornecida pela lâmpada é:


C12 - Estudo Dirigido  - Eletrodinâmica




Corrente elétrica

Chamamos de corrente elétrica ao movimento ordenado de cargas
 ----------------  negativas, dentro de um condutor por unidade de tempo.


Tipos de corrente

As baterias e  pilhas,  são exemplos de fontes desse tipo de corrente que é a ------------------------------------.



 Os  ------------------------------------------

São: Luminoso, Térmico, Químico, Magnético  e Biológico



Sentido -------------------------- da corrente

Quando a corrente elétrica sai do pólo positivo da fonte e chega ao pólo negativo da fonte. Utilizado em nossos estudos.



Sentido -------------------------- da corrente


Quando os elétrons se deslocam do pólo negativo e chega ao pólo positivo. É o que realmente acontece.


Tipos de corrente

       A rede elétrica da Cemig é um   
     exemplo de fontes desse tipo de    
       corrente que é a -------------------------



O Choque elétrico

O choque elétrico é um exemplo do efeito ------------------ , da corrente.



  ------------------------
São exemplos de eletrodomésticos que tem como base  o ---------------., torradeira de pão, chuveiro, ferro de passar, formo elétrico e chapinha.




C13 – Lei de Ohm


Exercícios de Fixação

1) Uma serpentina de aquecimento, ligada a uma linha de 110V, consome 5 A
    determine a resistência dessa serpentina.
2)  Um chuveiro tem resistência de 10Ω. Qual é a corrente, quando ligado em
     220V? Desenhe o circuito
3) Qual a ddp  se deve aplicar a um resistor ôhmico de resistência 200Ω, para 
     se obter  uma corrente de 100m A? Desenhe o circuito
4) Qual a ddp  se deve aplicar a um resistor ôhmico de resistência 80Ω, para 
     se obter  uma corrente de 5 A? Desenhe o circuito
5) Qual a corrente se deve aplicar a um resistor ôhmico de resistência 80Ω,
     que esta ligado a uma fonte 160 V? Desenhe o circuito
6) Qual a corrente se deve aplicar a um resistor ôhmico de resistência 120Ω,
     que esta ligado a uma fonte 360 V? Desenhe o circuito
7) Qual a ddp  se deve aplicar a um resistor ôhmico de resistência 120Ω, para 
     se obter  uma corrente de 5 A? Desenhe o circuito
8) Qual a resistência que se deve aplicar a um circuito  de fonte 300V
     e uma corrente 15 A? Desenhe o circuito
9) Qual a resistência que se deve aplicar a um circuito  de fonte 400V
     e uma corrente 80 A? Desenhe o circuito
10) Conceitue a lei de ohm.




C14 – Resistores em série

Exercícios de Fixação

1) Dois resitores R1 e R2 estão associados em série, sendo R1 = 1W e R2 = 4W.  
    Pede-  se:
    a)  Quanto vale o resistor equivalente da associação?
    b)  Qual a ddp no resistor R1? Considere  a corrente que passa por R1 é 2 A )
    c)  Qual a ddp no resistor R2?
2)  Um resistor  R1 = 20W foi associado em série com R2 = 40W. O conjunto foi
     submetido à ddp  V = 120 V. Calcule:
     a)   a corrente da associação;
     b)  a ddp  em cada resistor.
3)  Dois resitores de 5W e 30W de resistência foram associados em série. O
     conjunto foi submetido à ddp de 140 V. Determine a corrente que atravessa
     os resitores e a ddp em cada um deles.
4) Três resistores de 2W, 3W e 5W, foram associados em série. O conjunto foi
     submetido à  ddp de 40V. Calcule a ddp em cada um dos resistores.
5) Dois resistores, 3W  e 5 W  são ligados em série. A tensão no primeiro é de
    45 V, qual  será a tensão no segundo resistor, em volts:
6) Três resitores 10W, 20W e 30W, associados em série e aplica-se uma ddp de
    240V ao conjunto de resistores. Calcule a corrente que atravessa os resitores
    e a ddp em cada um.
7) Em certos fios de iluminação, observa-se que quando uma lâmpada se 
    queima todas as outras conectadas ao mesmo fio se apagam. Por que isso
    ocorre?
8) Três resistores de resistência R são ligados em série, a uma fonte 110 V.
     Qual o  valor da resistência equivalente do circuito, em ohms
Questões  de vestibulares

1)     ( UFAL) Uma corrente elétrica de 2,0 ampères flui num resistor de 5,0 ohms que está associado em série com outro de 15,0 ohms. Nesta associação, a diferença de potencial nos terminais do resistor de 15,0 ohms é, em volts, igual a:
2) (PUC -RS) Um resistor ohmico tem resistência elétrica igual a 10W. Quando
    atravessado por uma corrente elétrica de  10 A, a diferença de potencial
    elétrico entre   seus extremos vale:
3)  (Fesp - PE) Uma associação em série de dois resistores R1 = 2W  e R2 = 4W
      está submetida a uma ddp de 24 V. A intensidade da corrente em cada
       resistor, vale:
4) (Unifor - CE) Um fio condutor, submetido a uma tensão de 1,5 V, é
     percorrido por  uma corrente de 3 A .  A resistência elétrica desse condutor,
     em ohms, é de:




C15 – Resistores em paralelo

Exercícios de Fixação


1) Calcule a resistência equivalente  de um circuito em paralelo constituído de 3
    resistores com os seguintes valore  12 W , 5 W  , e 6 W ?

2) Calcule a resistência equivalente  de um circuito em paralelo constituído de   
    5 resistores iguais de 12 W ?

3) Um resistor  R1 = 20W foi associado em paraleo com R2 = 40W. O conjunto
    foi submetido à ddp  V = 120 V. Calcule:
     a)   a corrente da associação;
     b)  a corrente em cada resistor.

4) Um resistor  R1 = 50W foi associado em paraleo com R2 = 100W. O conjunto
    foi submetido à ddp  V = 500 V. Calcule:
     a)   a corrente da associação;
     b)  a corrente em cada resistor.

5) Três resistores de resistência R são ligados em paralelo, a uma fonte 110 V.
     Qual o  valor da resistência equivalente do circuito, em ohms:

Questões  de vestibulares

1) (UFRGS) Dispõe-se de três resistores, um de 10W , um de 20W   e um de
    30W . Ligando-se em paralelo e aplicando-se uma ddp de 12V aos extremos
    dessa associação, qual a corrente elétrica total que percorre o circuito?

2) (UFMG) Em uma sala há duas lâmpadas acesas, ligadas a um mesmo
     interruptor. Em um certo instante uma das lâmpadas se apaga, enquanto a
     outra permanece acesa. Em relação a esse fato, foram formuladas as
     seguintes hipóteses:
      I - Se apenas uma das lâmpadas se apagou, elas estão ligadas em paralelo.
      II - Se o defeito fosse no interruptor, as duas lâmpadas se apagariam.
      III - Se  as lâmpadas estivem em série , o rompimento do filamento de
             uma delas  interromperia a corrente também na outra.
      Das afirmativas acima estão corretas?

3)  (Osec -SP) Admita que um fio metálico que possui a resistência de 20W é
     cortado   em  quatro pedaços iguais e, então, esse pedaços são ligados em
     paralelo. a nova resistência equivalente, em ohms, será de:



 


C16 Estudo Dirigido- Magnetismo



Propriedade básica do magnetismo

Polos de __________nome se repelem e de _____________contrários se atraem


Inseparabilidade dos polos

Se dividirmos uma imã ao meio, termos dois imãs e em conseqüência ________polos norte e _______polos sul.



Bússola

A agulha de uma bússola



Indução magnética

Denomina-se indução magnética o fenômeno da imantação de um corpo por meio de um ___________________



Polos Geográficos x Polos magnéticos


Sabe-se que a Terra apresenta propriedades magnéticas comportando-se como um
imenso imã. Próximo ao polo ____________ geográfico da Terra existe um polo
____________ magnético, que atrai o polo _____________da agulha magnética de
uma bússola.



Força de repulsão

A força de repulsão entre os dois pólos norte é tanto ___________ quanto mais próximos
estiverem um do outro.




Imãs

Se os dois imãsforem partidos ao meio tem-se ______________pólos norte e __________ pólos sul.
Pode-se afirmar que:
.


 C17 -Introdução ao magnetismo

Questões de vestibulares
1) (Unisinos- RS) As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente:
Sabe-se que a Terra apresenta propriedades magnéticas comportando-se
como um imenso imã. Próximo ao polo ____________ geográfico da Terra
existe um polo ____________ magnético, que atrai o polo
_____________da agulha magnética de uma bússola.
2) (UFAL) Considere as afirmações I, II e III abaixo referentes a dois imãs em
barra, com polos nas extremidades.
I- A força de repulsão entre os dois pólos norte é tanto maior quanto mais
próximos estiverem um do outro.
II- A força de atração entre os dois pólos sul é tanto maior quanto mais
próximos estiverem um do outro.
III- Se os dois imãs forem partidos ao meio tem-se 4 pólos norte e 4 pólos
sul.
Pode-se afirmar que:
a) I, II e III estão corretas d) Somente III é correta
b) Somente I e II são correta e) Somente I é correta
c) Somente II é correta
3) (UnB - DF) Três chaves de fenda que podem estar com as pontas imantadas,
cujos polos são X, Y e Z, são aproximadas do polo K de um imã.
Observamos que os polos X e Y são atraidos e Z, repelido. Se a chave X é
um polo sul, podemos afirmar que:
4) (Cesgranrio – RJ) Uma barra imantada apoiada em uma superfície
perfeitamente lisa e horizontal é dividida habilidosamente em três pedaços
(A, B e C). Se a parte B é cuidasoamente retirada, então A e C:
      
 

a) se aproximam b) oscilam c) se desmagnetizam
d)se afastam e) permanecem em repouso.

5) (Cesgranrio – RJ– Adaptada) Responda a questão abaixo, de acrodo com a
figura:


                              
Se dividirmos a barra imantada acima habilidosamente no sentido “MN”
então A e B
a) se aproximam b) oscilam c) se desmagnetizam
d)se afastam e) permanecem em repouso.