3°Ano





E.1  Notação Científica e Potência de dez

Exercícios de Fixação:


1)     Escreva os números abaixo em potência de dez.
a)      31300 m                         b) 210 m                      c) 0,40 m                d) 0,00040 m
e) 1200cm                            f) 45 cm                        g) 43,5 Kg              h) 73.000 dm
 i)  84,43 dam                       j) 0,008 Kg                   k) 0,54 s                 l) 0,00008 m
 m) 0,000000204 Km         n) 0,0004 Cm               o) 0,003 m              p) 345 m


2)     Calcule as potências:

a) 104                        b) 107                   c) 1012                          d) 10-2
e) 10-5                       f) 100                    g) 10-4                           h) 10-11                                            

3)     Escreva em notação científica:

a)     42 000 000                           b) 458 000 000 000                  c) 0,00005
      d)   0,0000000015                      e) 0,0023                                   f) 0,0000845  

4)     Escreva em notação científica os números que aparecem nos textos:

a)     A distância do planeta Netuno até o Sol é de, aproximadamente,
4 500 000 000 Km ...............................................

b)     A distância aproximada entre a Terra e o Sol é de 150 000 000 km...................

c)     A velocidade média do crescimento de um fio de cabelo é de, aproximadamente,  0,000000003 m/s..............................................

d)     A massa das bactérias é, em média, 0,000005 grama..........................................

5) Escreva, em notação  científica, os seguintes números:
a)  157 000;           b) 0,000 003 8;                c) 0,000 043 8;                d) 557 000;

6) Escreva, em notação  científica, os seguintes números:
     
    a) 0,008 x 10-2              b) 290 x 106             c)  1050 x 106 ;               d) 0,081 x 10-2









7)  Efetue:
a)     9 x10-3  + 4 x 10-3  =                            
b)     17 x 10-7 + 12 x 10-3  =
c)     3 x 10-3  + 8 x 10-6  =
d)    15 x 10-3  - 10x 10-5  =
e)     3 x 10-2  - 5x 10-3  =
f)      5 x 105 *  2 x 103  =
g)     2 x 107 * 5 x 10-3  =
h)     5 x 10-4  * 3 x 10-5  =
i)       5 x 105 *5 x 105  =
j)       3,2 x 103 / 2 x 105  =
k)     16 x 108/ 8x 10-2  =
l)       12 x 10-4 / 4 x 10-5 =
m)    (0,0007 *  10 x 105) / 5x 10-3 =
n)     (0,000005 *  4 x 103) / 5x 10-5 =
o)     (0,000002 *  2,4 x 108) / 4,8 x 10-5=
p)     4 x 102  * 2 x 103  * 2 x105 =
     q)   2 x 109  * 2 x 103  * 2 x10-7=
      r)   9 x 109 (3 x 10-6 *6 x 10-6  )/ ( 0,01)2  =
s) ( 0,00000000012) * (3 x 10-3 *5 x 10-5  )/ ( 0,02) 2  =

8)  Realize as operações abaixo:
a)     108  x  103  =
b)     10-8  x  103  =
c)     10-8  x  10-3  =
d)    108  /  103  =
e)     10-8  /  10-3  =
f)      ( 105 ) 3 =

9)     Problema:
a)      A distância da Lua à Terra é de 3,84 x 105km. Quanto tempo leva a “luz lunar” para chegar da Lua à Terra, sendo a velocidade da luz, no vácuo, de 3,0 x 105 km/s?




Questões de vestibulares:

1)     (Fuvest - SP) Os chamados “buracos negros”, de elevada densidade, seriam regiões do Universo capazes de absorver matéria, que passaria a ter  a densidade desses buracos. Se a Terra, com massa da ordem de 1027 g fosse absorvida por um “buraco negro” de densidade  igual a 1024g/cm3,ocuparia um volume  comparável a:
2)     (UFMG) O resultado da soma ( 0,000371 x 104 + 18 x 10-2 ) será de:
3)     (UFPI) A nossa galáxia,  a Via Láctea, contém cerca de 400 bilhões de estrelas. suponha que 0,05% dessas estrelas possuam um sistema planetário onde exista um planeta semelhante à Terra. O número de planetas semelhantes a Terra, na Via Láctea, é: 




Os prefixos  que acompanham as unidades de medidas:

Nome do prefixo
Símbolo do prefixo
Potência de 10 que o prefixo significa
Significado do prefixo
 na forma decimal
giga
G
109
1 000 000 000 ( bilhão)
mega
M
106
1 000 000 (milhão)
quilo
k
103
1 000 (mil)
hecto
h
102
100 (cem)
deca
da
101
10 ( dez)
deci
d
10-1
0,1 ( décimo)
centi
c
10-2
0,01 ( centi)
mili
m
10-3
0,001 (milésimo)
micro
m
10-6
0,000001 ( milionésimo)
nano
n
10-9
0,000000001 (bilionésimo)
pico
p
10-12
0,000000000001 (trilionésimo)





E.2 Lei de Coulomb

Exercícios de fixação

1)     Calcule a força de interação entre duas cargas elétricas puntiformes de valores Q1 = 3,0 x 10-5 C e Q2 = -8,0 x 10-5C, sabendo que a distância entre elas é de 2,0 cm. As cargas estão no ar e a constante eletrostática do vácuo igual a 9 x 109 N m2 / C 2
2)    Calcule  a força entre duas cargas puntiformes Q1 = 1,0 x 10-6 C e Q2 = 1,6 x 10-6C,            distantes 0,02m entre si no vácuo. Sendo a constante eletrostática do vácuo igual a
      9 x 109 N m2 / C2
3) Duas cargas iguais repelem-se no vácuo com força de 9 x 103 N de intensidade. A distância entre elas é de 1cm. Calcule o valor de cada carga.
4)  Calcule a força de repulsão entre duas cargas elétricas de 1C, distantes 1m entre si, no vácuo.
5)   Duas cargas  puntiformes, Q1 = 5 x10-6 C e Q2 = - 4x 10-6C, no vácuo, estão separadas por uma distância de 0,3 m Determine a força elétrica entre elas. Dado constante eletrostática do vácuo igual a 9 x 109 N m2 / C2
6)   A intensidade da força entre duas cargas elétricas puntiformes iguais, situadas no vácuo a uma distância de 2m  uma da outra, é de  202,5 N. Qual o valor das cargas?
7)     Duas cargas elétricas puntiformes de Q1 = 5 x 10-5 C e Q2 = 0,3  x 10-6C, no vácuo, estão separadas por uma distância de 5 cm. Calcule a intensidade da força de repulsão entre elas.
8)  As cargas Q1 = 2m C e Q2 = 4m C e Q3 = 5mC estão situadas no vácuo. Determine a intensidade da força resultante que age sobre as cargas F12 e F13 sendo d 1-2 = 0,2 m e d 1-3 = 0,3 m.
9)    Duas cargas elétricas puntiformes de Q1 = 6 x 10-9 C e Q2 = -2  x 10-8C, no vácuo, estão separadas por uma distância de 100cm. Calcule a intensidade da força de repulsão entre elas.
10) Duas cargas, com carga Q , no vácuo, separadas de uma distância d interagem com uma força de intensidade F. Se a distância for duplicada, qual será a relação entre a nova intensidade F’ e a anterior F?

Questões  de Vestibulares:

1) (UEL -PR) Duas cargas Q1 = 6 X 10-6 C e Q2 = 4 X 10-6C estão separadas por uma distância de 1 m, no vácuo. Sendo a constante eletrostática do vácuo igual a 9 X 109 N m2 / C 2 , podemos afirmar que o módulo da força  de repulsão entre essas cargas, em newtons, é de aproximadamente:
2)     (UMC- SP) No vácuo, encontram-se duas partículas de cargas iguais, distanciadas 1 Km, que sofrem uma repulsão de 9000N. Nessa condições, qual é a carga contida em cada uma das partículas?
 3)  (EFOA  Alfenas  - MG) Duas cargas elétricas positivas, de 10-10C cada, são colocadas
      a uma distância de 10-5  m. Calcule a intensidade da força de repulsão que aparece
      entre  elas Ko = 9 x 109 N. m2 /C2
4)  ( FMU -SP)  A distância entre  duas  cargas elétricas fixas é d, sendo a força de
       atração entre elas igual a F. Calcule a distância entre as cargas para que a força entre
       elas aumente para 2F?
5) ( Mack - SP) Duas cargas elétricas puntiformes distam  20 cm uma da outra. alterando essa  distância, a intensidade da força de interação eletrostática entre as cargas fica 4 vezes menor. A nova distância entre  elas é:
6)     (UEL -PR) duas cargas iguais, de 2 x 10-6 C, se repelem no vácuo com força de 0,1 N.   Sabendo que a constante elétrica no vácuo é de  9 x 109  N m2 / C2 , a distância entre as cargas, em metros, é de:


E3. Campo  elétrico
  Exercícios de fixação:

1)     Determine a força elétrica criada a partir de um campo elétrico de 6x 105N/C e de uma carga de 2µC?
2)     Determine a força elétrica criada a partir de um campo elétrico de 6x 105N/C e de uma carga de - 3µC?
3)     Calcule o módulo do vetor campo elétrico criado por uma carga de 2µC num ponto situado a 20 cm da carga.
4)     Determine  a intensidade  da força elétrica que atua numa carga pontual de 40µC, quando esta  é colocada  num ponto de um campo elétrico E = 500 N/C.
5)     Num ponto B situado a 10 cm de uma carga Q, o módulo do vetor campo é  4 x 105 N/C. Qual  é o módulo da carga criadora do campo.
6)     Uma carga de 8µC colocada  no ponto P, fica sob a ação de uma força elétrica de intensidade 16 N. Qual a intensidade do campo elétrico no ponto P?
7) Uma carga  Q cria um campo elétrico de intensidade 9 x 109 N/ C , a uma distância de
1 m, no vácuo. Determine
a)     O valor da carga Q.       b) O campo elétrico à distância de 2 cm da carga.
8)  Calcule o módulo do vetor campo elétrico criado por uma carga de -4µC num ponto
situado a 20 cm da carga.
9)  Determine o campo elétrico num ponto P situado a  1m  da carga  Q = 10-6 C
10) Determine a intensidade do campo elétrico criado por uma carga pontual Q de -8,0µC, em um ponto A situado a 6,0 cm dessa carga. O meio é o vácuo,  cuja constante eletrostática é igual a 9 x 109 m2/ C2
11) Duas partículas eletrizadas com cargas iguais a + 25µC estão  colocadas a 1,0 m uma da outra, no vácuo, onde a constante eletrostática vale 9 x 109 m2/ C2 . Não havendo influência de outras cargas, determine a intensidade do campo eletrostático que cada carga cria no ponto P, situado a meia distância entre elas.
12) Um condutor esférico, de raio igual a 20cm, recebe 2,5 x 1013 elétrons. Determine o módulo campo elétrico criado a 60cm do centro do condutor.
     Considere e = 1,6 x 10-19C e Ko = 9,0 x 10oN m2/C2  Sugestão: Q = ne
13) A uma distância de 1 m do centro de uma esfera de raio r (  colocada no vácuo), carregada com carga q = 10-4 C, uniformemente distribuída sobre uma superfície, o campo elétrico, em 105 N/C, vale:
Questões  de Vestibulares:
1) (EFOA-MG)  Uma partícula de carga elétrica q = 3x 10-8 C, colocada num ponto P
localizada a 3 m de uma carga Q, no vácuo, sofre a ação de uma força de módulo
F = 1,5 x 10-2 N. Qual  o módulo do campo elétrico em P?
2)     (UFRGS) O módulo do vetor campo elétrico produzido por uma carga elétrica puntiforme em um ponto P é igual a E. Dobrando-se a distância entre a carga e o ponto P, por meio do afastamento da  carga, o módulo do vetor campo elétrico nesse ponto muda para:
3)     (UCS - RS) Uma carga elétrica q fica sujeita a uma força elétrica  de 4,0 mN ao ser colocada num campo elétrico de 2,0 kN/C. O valor da carga elétrica q em mC é de:



E4. Potencial  elétrico

Exercícios de Fixação

1)     Determinar o potencial elétrico de um ponto P, situado a 0,4 m  de uma  carga elétrica puntiforme de:
a)     8 x 10-6 C     b) - 8 x 10-6 C
2)  Calcule o potencial a 2 mm  de um próton. Considere:  a  carga do próton igual a
1,6 x 10-19 C e Ko = 9 x 109 N m2 /C2
3)     Num ponto A distante 45 cm de uma carga elétrica puntiforme Q, o potencial assume o valor 5,0 x 104 V.  Sabendo  que o meio que envolve a carga é o vácuo, determine o valor  de Q.
      Dado constante eletrostática do vácuo: Ko = 9 x 109 N m2 /C2
4)     Uma região isolada  da ação de cargas elétricas recebe uma partícula eletrizada com carga de -2 nC. Considere um ponto A, a 20 cm dessa partícula. Calcule o potencial elétrico em A . Dado constante eletrostática do vácuo: Ko = 9 x 109 N m2 /C2
5)     Que carga faz com que  o potencial elétrico em A seja de 1000 V. se o  ponto A está a 20 cm de distância da carga?
6)     Uma esfera metálica carregada com carga de 1,5 x 10-6 C  e de raio 10 cm encontra-se no vácuo. determinar o potencial elétrico:
a)     na superfície da esfera;
b)     a 5 cm da superfície da esfera.
7)     Uma esfera condutora de 30 cm de raio é eletrizada com uma carga de 8mC. supondo atingindo o equilíbrio eletrostático determine:
a)     o potencial da esfera;
b)     o potencial  de um ponto externo localizado a 60 cm da superfície da esfera.
Dado: Constante  eletrostática do meio: Ko = 9 x 109 N m2 / C2 .
8)     Que carga elétrica deve possuir uma esfera condutora de 60 cm de raio para que, no  vácuo, adquira um potencial igual a - 120kV?
      Dado: Constante  eletrostática do meio: Ko = 9 x 109 N m2 / C2

Questões  de Vestibulares

1)     (Uneb - BA) Duas esferas pontuais, qa = 5mC e qb = -2mC, estão distantes 20 cm uma da outra. O potencial eletrostático, em kV, no ponto médio entre as cargas é:
2)     (UECE) Seja V1 o potencial  em um ponto a situado a uma distância d de uma carga elétrica puntiforme Q que  se encontra no vácuo. Se duplicarmos a distância, o novo potencial, V2 se relacionará com V1 da seguinte forma:

E102.   Velocidade média ( somente turmas 3a e 3b)

Exercícios de Fixação:

1)  Um corredor percorre 1,3 Km em 3,5 min. Calcule sua velocidade escalar média em
       m/s.
2)     Numa viagem de São Paulo a Campinas pela via Anhanguera , o motorista observa que seu relógio marca 14h  ao passar pelo Km 10 e 14h 40min ao passar pelo Km 90. Calcule a velocidade escalar média do veículo, em Km/h, entre os dois instantes considerados.
3)     Mostre que 36 Km/h eqüivalem a 10m/s.
4)     Um automóvel deslocou-se de A até B com velocidade escalar média igual a 60 Km/h e prosseguiu de B até C com velocidade escalar média igual a 120 Km/h. Sabendo-se que a distância entre A e B é de 240 Km e é a mesma entre B e C. Calcule:
a)     o tempo decorrido de A até C.     b) a velocidade escalar média de A até C.
5)     Um automóvel parte  do km 73 da Via Anhanguera às 6h e 45min e chega ao km 59 às 6h e 55min. Calcule a velocidade escalar média do automóvel nesse percurso, em km/h.
6)     A velocidade escalar de um móvel é de  V1 = 10m/s no instante T1 = 4s e V2 = 58 m/s no instante T2 = 10s. Calcule a aceleração escalar média do móvel.
7)     Um automóvel passa pelo marco quilométrico 25 Km de uma rodovia às 13h  e pelo marco 140 Km, às 15h. Calcule sua velocidade média em Km/h.
8)      A velocidade de um automóvel variou uniformemente de - 20m/s para - 30m/s em 2s. Qual a aceleração do automóvel? o movimento foi acelerado ou retardado.
9)     Um automóvel viaja a 30Km/h durante 1h e, em seguida, a 60 Km/h durante 0,5h. Qual foi a velocidade média no percurso todo?
10)  Abandona-se uma pedra a partir da altura de 2,0 m. Ela atinge o solo 0,6 s depois. Qual foi a velocidade média da pedra durante a queda?
11) Um automóvel se move com velocidade de 40 Km/h e um ciclista, com velocidade de  8m/s. Qual deles se move com maior velocidade?
12) Qual é, em Km/h, a velocidade escalar média de uma pessoa que percorre a pé 1200m
       em 20 minutos?
13) Um ciclista percorreu metade de um trajeto com uma velocidade  média de 12m/s e a outra metade do trajeto com uma velocidade média de 4,0 m/s. A velocidade média desenvolvida em todo  trajeto em m/s, foi de:
14) Um carro faz o percurso de 90 km entre São Paulo e São José dos Campos em 1,5 h e percorre mais 100 km entre São José dos Campos e Cruzeiro em 2,5 h. Qual a velocidade escalar média no percurso de São Paulo a Cruzeiro?
15) Um automóvel percorre a distância entre Maceió e Recife ( 260km ) com velocidade  média  de 65 km/h e entre Recife e João Pessoa ( 130 km )  com velocidade média de 52km/h. Calcule a velocidade média entre Maceió e João Pessoa.

16) Uma rodovia é percorrida por um automóvel que passa pelo km 35, às  8h , e pelo km 195, às 10h . Sabe-se que  no km 120, o automóvel fica parado durante 10 minutos. Determinar a velocidade escalar  média desenvolvida no intervalo de tempo das 8 h às 10 h.

17) Uma partícula percorre a metade  de um percurso com velocidade escalar  de 40 m/s e a outra com a de 10 m/s. Qual a velocidade escalar média da partícula no percurso inteiro?

Questões de Vestibulares:

1)     (UFMS) Um corredor percorre 0,2 Km em linha reta, em um intervalo de tempo de 6,0 minutos. Qual é a velocidade média em Km/h.
2)     (UFMS) A velocidade escalar média de um atleta que corre 100m em 10s é, em Km/h:
3)     (Fuvest -SP) Um avião vai de São Paulo a Recife em 1 hora e 40minutos. A distância entre essas cidades é de aproximadamente 3000 Km.
a)     Qual a velocidade média do avião?
b) Prove que o avião é supersônico. Dado velocidade do som  no ar = 340m/s.
4)     (Fuvest -SP) partindo do repouso, um avião percorre a pista com aceleração constante
e atinge a velocidade de 360 km/h em 25 segundos. Qual o valor da aceleração, em   
m/s2
5)     ( Fuvest - SP) Um veículo movimenta-se numa pista retilínea de 9,0 km de extensão. A velocidade máxima que ele pode  desenvolver no primeiro terço do comprimento da pista é 15m/s, e nos dois terços seguintes é 20m/s. O veículo percorreu esta pista no menor tempo possível. Pede-se:
a)     a velocidade média desenvolvida;
b)     o gráfico v x t deste movimento.
6)     (Unesp - SP)  Há 500 anos, Cristovão  Colombo partiu  de Gomera (ilhas Canárias) e chegou a Guanahani (ilhas Bahamas), após navegar cerca  de 3000 milhas marítimas (5556 km) durante 33 dias. Considerando que um dia  tem 86400 segundos, a velocidade média de travessia oceânica, no sistema internacional (SI) de unidades, foi aproximadamente:
7)     (UFMG) Na última olimpíada, o vencedor da prova dos 100m rasos foi o canadense Donovan Bailey e o da maratona ( 42,2 km) foi sul-africano Josia thugwane. Os valores mais próximos para as velocidades médias desse atletas são respectivamente,
      a) 1,0 m/s e 0,5 m/s    b) 10 m/s  e 0,5 m/s    c) 10m/s e 5,0 m/s       d) 50m/s e 5,0 m/s
8)     (UFSE) Qual a velocidade  escalar média, em km/h, de uma pessoa que percorre, a pé 1200 metros em 20 minutos?
9)     (PUC-  RS) Um carro anda  durante 1 hora com velocidade média de 80 km/h  e durante meia hora com velocidade média  de 100km/h. Sua velocidade média em todo o percurso é de, aproximadamente:





E5. Introdução a Eletrodinâmica

Exercícios de Fixação

1) Conceitue corrente elétrica.
2) Quais são os tipos de corrente?
3) Descreva os efeitos da corrente:
4)  Qual o  sentido da corrente utilizado em nossos estudos? E qual a importância do
      sentido real?
5) A partida de um automóvel é acionada durante 5 s, e nesse intervalo de tempo a
     corrente que circula pela bateria tem intensidade 200 A .Quanto tempo a bateria leva
     para se recuperar da descarga, se nesse processo a corrente elétrica tem intensidade
    20 A? ( sugestão definição de corrente elétrica)
6)  Um fio condutor é percorrido por uma corrente de 10 A. Calcule a carga que passa
      através de uma secção transversal em 1 minuto.
7) Uma bateria de automóvel completamente carregada libera 1,3 x 105coulombs de
     carga. Determine, aproximadamente, o tempo em horas que uma lâmpada, ligada
     nessa bateria, ficará acessa, sabendo que necessita de uma corrente constante de
     2,0 A para ficar em regime normal de funcionamento.



E6. Resistores

Exercícios de Fixação

1)     Uma serpentina de aquecimento, ligada a uma linha de 110V, consome 5 A determine a resistência dessa serpentina.
2)     Um chuveiro tem resistência de 10W. Qual é a corrente, quando ligado em 220V?
3)     Qual a ddp  se deve aplicar a um resistor ôhmico de resistência 200W, para  se obter 
      uma corrente de 100m A?
4)  Dois resitores R1 e R2 estão associados em série, sendo R1 = 1W   e R2 = 4 W.
     Pede-  se:
a)     Quanto vale o resistor equivalente da associação?
b)     Qual a ddp no resistor R1? ( considere  a corrente que passa por R1 é 2 A )
c)     Qual a ddp no resistor R2?
5)     Sendo  uma associação de três resistores em série de valores R1, R2 e R3, demonstre a expressão do resistor equivalente da associação e desenhe os circuitos (inicial e o equivalente).  Sugestão V = RI
6)     Sendo  uma associação de três resistores em paralelo de valores R1, R2e R3, demonstre a expressão do resistor equivalente da associação e desenhe os circuitos (inicial e o equivalente). Sugestão V = RI
7)     Um resistor  R1 = 20W foi associado em série com R2 = 40W. O conjunto foi submetido à ddp  V = 120 V. Calcule:
a)     a corrente da associação;
b)     a ddp  em cada resistor.
8)     Dois resitores de 5W e 30W de resistência foram associados em série. O conjunto foi submetido à ddp de 140 V. Determine a corrente que atravessa os resitores e a ddp em cada um deles.
9)     Três resistores de 2W, 3W e 5W, foram associados em série. O conjunto foi submetido    à  ddp de 40V. Calcule a ddp em cada um dos resistores.
10)   Dois resistores, 3W  e 5 W  são ligados em série. A tensão no primeiro é de 45 V,
       qual  será a tensão no segundo resistor, em volts:
11) Três resitores 10W, 20W e 30W, associados em série e aplica-se uma ddp de 240V ao conjunto de resistores. Calcule a corrente que atravessa os resitores e a ddp em cada um.
12) Três resistores de resistência R são ligados em paralelo, a uma fonte 110 V. Qual o
      valor da resistência equivalente do circuito, em ohms:
13) As lâmpadas de uma residência  e os eletrodomésticos devem ser associados em série ou paralelo? Justifique.
14) Em certos fios de iluminação, observa-se que quando uma lâmpada se  queima todas as outras conectadas ao mesmo fio se apagam. Por que isso ocorre?
15) Calcule a resistência equivalente  de um circuito em paralelo constituído de 3 resistores com os seguintes valore  12 W , 5 W  , e 6 W ?
16) Calcule a resistência equivalente  de um circuito em paralelo constituído de  5 resistores iguais de 12 W ?





Questões  de vestibulares

1)     ( UFAL) Uma corrente elétrica de 2,0 ampères flui num resistor de 5,0 ohms que está associado em série com outro de 15,0 ohms. Nesta associação, a diferença de potencial nos terminais do resistor de 15,0 ohms é, em volts, igual a:
2)     (Vunesp - SP) Num circuito elétrico, dois resistores, cujas resistências são R1 e R2, com R1> R2, estão ligados em série. chamando I1 e I2 as correntes que os atravessam e de V1 e V2 as tensões a que estão submetidas, respectivamente, pode se afirmar que
3)     ( Unibh- MG)  Nas extremidades de um fio considerado ôhmico está aplicada  uma ddp que origina a passagem de uma corrente de 2  A . Se triplicarmos essa ddp, a intensidade  da corrente será:
4) (FMU -SP) Dois resistores, A e B, estão ligados em paralelo e sua resistência
     equivalente é de 8W. Sendo a resistência A quatro vezes maior que a de B, podemos   
     afirmar que a resistência A é:
5)  (Osec -SP) Admita que um fio metálico que possui a resistência de 20Wé cortado
       em  quatro pedaços iguais e, então, esse pedaços são ligados em paralelo. a nova  
     resistência equivalente, em ohms, será de:
6) (PUC -RS) Um resistor ohmico tem resistência elétrica igual a 10W. Quando
      atravessado por uma corrente elétrica de  10 A, a diferença de potencial elétrico
      entre   seus extremos vale:
7)  (Fesp - PE) Uma associação em série de dois resistores  (R1 = 2W  e R2 = 4W) está 
     submetida a uma ddp de 24 V. A intensidade da corrente em cada resistor, vale:
8) (Unifor - CE) Um fio condutor, submetido a uma tensão de 1,5 V, é percorrido por 
uma corrente de 3 A .  A resistência elétrica desse condutor, em ohms, é de:
9)     (UFMG) Determinado circuito elétrico contém três resistores com valores de 0,90W, 3,0W e 7,0W; uma bateria com força eletromotriz igual a 30 V e resistência interna desprezível; um amperímetro e um voltímetro ideais. Os resistores  de 3,0W e 7.0W estão ligados em paralelo entre si e, em em série , com o resistor de 0,90W e bateria. O voltímetro e o amperímetro estão  conectados no circuito de forma a indicar, respectivamente, a queda de potencial e a corrente elétrica no resistor de 0,90W.
a)     Desenhe um diagrama desse circuito elétrico,  indicando a posição correta de todos os componentes.
b)     Calcule a diferença de potencial indicada no voltímetro e a corrente elétrica indicada no amperímetro

10) (UFRGS) Dispõe-se de três resistores, um de 10W , um de 20W   e um de 30W  .
      Ligando-se em paralelo e aplicando-se uma ddp de 12V aos extremos dessa
      associação, qual a corrente elétrica total que percorre o circuito?
11) (UFMG) Em uma sala há duas lâmpadas acesas, ligadas a um mesmo interruptor.
      em um certo instante uma das lâmpadas se apaga, enquanto a outra permanece
      acesa. Em relação a esse fato, foram formuladas as seguintes hipóteses:
      I - Se apenas uma das lâmpadas se apagou, elas estão ligadas em paralelo.
      II - Se o defeito fosse no interruptor, as duas lâmpadas se apagariam.
      III - Se  as lâmpadas estivem em série , o rompimento do filamento de uma delas 
              interromperia a corrente também na outra.
      Das afirmativas acima estão corretas?
12) (UERJ - RJ) Na associação de resistores esquematizada  abaixo, a resistência equivalente é , em ohm













13) (Unifor - CE) Na associação de resistores esquematizada  abaixo, a resistência equivalente é , em ohms

                                            


E7. Potência  elétrica


Exercícios de Fixação

1)     Uma pequena lâmpada apresenta a seguinte inscrição 25W - 125V. O valor da
      resistência é:
2)     Determine a intensidade de corrente elétrica de um chuveiro que está ligado na rede de 220 V e tem potência de 4400 W.
3)     Determine a intensidade de corrente elétrica de uma lâmpada incandescente de 150 W que funciona regularmente na rede  de 220 V.
4)     Uma lâmpada 100W/127V, instalada em uma residência, funcionando 4h/dia durante 30 dias. Qual o custo de energia no mês? Considere: 1Kwh = R$0,50.
5)     O fusível  de entrada de uma residência é alimentada por uma tensão de 110V é de 20 A, e queima-se quando a corrente total ultrapassa esse valor. Qual o número máximo de lâmpadas de 100W, que poderão ser ligadas sem que o fusível se queime?
6)     Numa residência, estão associados em paralelo:
      1 Lâmpada....................................165W - 110 V
      1 Chuveiro elétrico.........................1100W - 110V
      1 Secador de cabelos.......................550W - 110V
      Sabendo que os dispositivos elétricos estão ligados de acordo com suas 
      especificações     determine:    ( Sugestões: V = RI   e P = VI )
a)     resistência  equivalente da instalação;      
b)     a intensidade total de corrente consumida, no instante  em que todos os aparelhos estão funcionando. 


Questões  de vestibulares

1)     (Puccamp - SP)  Qual a intensidade da corrente elétrica que atravessa o filamento de uma lâmpada de incandescência de 120V e 60W? Qual a resistência do filamento?

(Faap – SP) O texto a seguir refere-se as questões 2 a 4

Uma dona de casa passa roupa durante meia hora, todos os dias, usando um ferro elétrico que funciona sob a tensão de 120 V, fornecendo uma potência de 720 W

2)     A intensidade de corrente que atravessa o aparelho é:
3)     A energia elétrica consumida pelo ferro elétrico durante um mês ( 30 dias) é de:
4)     Se o Kwh vale R$0,30, o custo mensal ( 30 dias) devido a utilização desse aparelho é:

5)     UERJ) Observe o circuito abaixo: A potência dissipada em R2 é:

                                   





6) ( Mack-SP) Dois resistores de 20W e 80W são ligados em série a dois pontos onde a
     ddp é constante. A ddp entre os terminais do resistor de  20W é de 8 V. a potência
     dissipada por esse dois resistores é de:
7) (UFU - MG)  Três lâmpadas tem resistência respectivamente iguais a 100W, 100W e
     200W e estão associadas em série num circuito percorrido por uma corrente
     invariável de 0,5 A . A potência dissipada  em conjunto das 3 lâmpadas vale:
8) (Fuvest - SP) Ganhei um chuveiro elétrico de 6050W  -  220V.  Para que esse
    chuveiro forneça a mesma potência na minha instalação, de  110 V, devo mudar a sua
    resistência para o seguinte valor, em ohms:
9) (Fuvest – SP) Um chuveiro elétrico ligado a rede  de 220 V consome 1200W de
     potência:
     a) Qual a intensidade de corrente utilizada pelo chuveiro?
     b) Qual a resistência do chuveiro?     




E8. Força Eletromotriz

Exercícios de Fixação

1)     Uma pilha tem fem igual a 1,5V e resistência interna a 0,1W. Se ela for ligada a uma lâmpada de resistência igual a 0,4W, qual será a ddp entre seus terminais?
2)     A partida de um automóvel é acionada durante 5 s, e nesse intervalo de tempo a corrente que circula pela bateria tem intensidade 200 A .Quanto tempo a bateria leva para se recuperar da descarga, se nesse processo a corrente elétrica tem intensidade 20 A? (sugestão definição de corrente elétrica)
3)     Um gerador, de fem 100V e resistência e resistência 2W , alimenta um resistor de resistência R. Sabendo que a ddp entre os terminais do gerador é de 80 V, calcule:
a)     a intensidade de corrente no circuito;
b)     o valor de R

Questões  de vestibulares

1)     (UFV -MG) No circuito da figura a potência dissipada por efeito joule entre os pontos A e B do circuito é, em watts, igual a:









2)     ( Mack - SP) Um sistema de 5 baterias iguais, em série alimenta um resistor de 10W  com uma corrente de 5 A, ou um resistor de 28W  com 2  A . Qual a fem e a resistência interna de cada bateria?
3)     (Fatec - SP) Um rádio utiliza 4 pilhas de 1,5 V e resistência interna de 0,5W   cada uma. Considerando que as pilhas estão associadas em série, a fem e a resistência equivalente são respectivamente:
4)     (UFRGS) O circuito esquematiza três pilhas de 1,5V cada uma ligada em série às lâmpadas L1 e L2. A resistência elétrica de cada uma das lâmpadas é de 15W. Desprezando-se a resistência interna das pilhas, qual a corrente elétrica que passa na lâmpada L1?


 E10 -Introdução ao magnetismo

E10 - Introdução ao magnetismo
Questões  de vestibulares
1)  (Unisinos - RS) As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente:
     Sabe-se que a Terra apresenta propriedades magnéticas comportando-se
     como um imenso imã. Próximo ao polo ____________ geográfico da Terra
     existe um polo ____________ magnético, que atrai o polo   
       _____________da agulha magnética de uma bússola.
2) (UFAL)  Considere  as afirmações I, II e III abaixo referentes a dois imãs em
     barra, com polos nas extremidades. 
      I -  A força de repulsão entre os dois pólos norte é tanto maior quanto mais
            próximos  estiverem um do outro.
     II - A força de atração entre os dois pólos sul é tanto maior quanto mais
           próximos  estiverem um do outro.
    III - Se os dois imãs  forem partidos ao meio tem-se 4 pólos norte e 4 pólos
           sul.
    Pode-se afirmar que:
    a) I, II e III estão corretas                                 d) Somente III é correta
    b) Somente I  e II são correta                            e) Somente  I é correta
    c) Somente II é correta
3) (UnB - DF) Três chaves de fenda que podem estar com as pontas imantadas,
     cujos polos   são X, Y e Z, são aproximadas do polo K de um imã.
     Observamos que os polos X e Y são atraidos e Z, repelido. Se a chave X é
     um polo sul, podemos afirmar que:
4) (Cesgranrio – RJ) Uma barra imantada apoiada em uma superfície
     perfeitamente lisa e horizontal é dividida habilidosamente em três pedaços
     (A, B e C). Se a parte B é cuidasoamente retirada, então A e C:
       
  



     a) se aproximam           b) oscilam                c) se desmagnetizam    
     d)se afastam                        e) permanecem em repouso.

5) (Cesgranrio – RJ – Adaptada) Responda a questão abaixo, de acrodo com a
     figura:

                            
    Se dividirmos a barra imantada  acima habilidosamente no sentido “MN”
     então A e B
     a) se aproximam           b) oscilam                c) se desmagnetizam    
     d)se afastam                        e) permanecem em repouso.




E11 Campo magnetico em um condutor retilineo

E11. Campo magnético em um  condutor retilineo
Exercícios de Fixação

1)     Um fio condutor conduz uma corrente elétrica de intensidade de 5,0 A . A intensidade do vetor indução magnética a 10 cm do fio é: Considere: mo =  4p x 10-7 T.m /A
Questões  de vestibulares
1)  ( UFSM ) Um condutor reto  muito longo é percorrido por uma corrente i . A 
      intensidade  do campo magnético, em um ponto  situado a uma distância r da parte
      central do mesmo é:
      I - Independente da distância do ponto ao condutor
      II -  Diretamente proporcional  à intensidade  de corrente.
      III - Diretamente proporcional à distância do ponto ao condutor.
      Das proposições, está(ão) correta(s):
a)  Somente I e II    b) Somente II e III          c) Somente III
d)  Somente II          e) Somente I
2)  ( UFGO)  Um fio condutor retilíneo e muito longo é percorrido por uma corrente
     elétrica i = 4,0 A  . Sabendo que a permeabilidade magnética do meio é
     mo =  4p x 10-7 T.m /A  , podemos afirmar que a intensidade do campo magnético, a
     uma distância r = 0,5 m do fio, é de:
3)  (UCP -PR) Um fio muito longo e retilíneo é percorrido por uma corrente elétrica
      constante. A intensidade do campo magnético produzido pela corrente a 8 cm do fio
      é  B.Qual será a intensidade do campo magnético a 16 cm do fio?
4)     (FMSA -SP) Um fio metálico reto e extenso é percorrido por uma corrente de 4,5 A de intensidade. A intensidade do campo magnético a 30,0 cm do fio é:
5)  (Fesp - SP) Um fio condutor retilíneo e muito longo é percorrido por uma corrente
      de intensidade  2,0  A . O campo magnético a 50 cm do fio terá intensidade:
      Considere m = 4p x 10-7 T.m /A



ED Estudo Dirigido - Magnetismo


ED 10 Estudo Dirigido - Magnetismo



Propriedade básica do magnetismo

Polos de __________nome se repelem e de _____________contrários se atraem


Inseparabilidade dos polos

Se dividirmos uma imã ao meio,   termos dois imãs e em conseqüência ________polos norte e _______polos sul.



Bússola

A agulha de uma bússola



Indução magnética

Denomina-se indução magnética o fenômeno da imantação de um corpo por meio de um ___________________



Polos Geográficos x Polos magnéticos


Sabe-se que a Terra apresenta propriedades magnéticas comportando-se como um
imenso imã. Próximo ao polo ____________ geográfico da Terra existe um polo
____________ magnético, que atrai o polo _____________da agulha magnética de
uma bússola.



Força de repulsão

A força de repulsão entre os dois pólos norte é tanto ___________ quanto mais próximos
            estiverem um do outro.




Imãs

Se os dois imãs  forem partidos ao meio tem-se ______________pólos norte e __________ pólos sul.
    Pode-se afirmar que:
.






E.219 Reflexão da Luz
E.219 Reflexão da Luz

(Somente para as turmas 3A e 3B)
Exercicios de Fixação:

1) Um objeto de 8 cm de altura está localizado a 60 cm de um espelho esférico convexo de 
    40 cm de raio. ( Dica no espelho convexo f< 0). Determine:
    a) Qual a distância da imagem?
    b) Qual a altura da imagem?
    c) Calcule o aumento linear transversal?
2) Um objeto de 8 cm de altura está localizado a 60 cm de um espelho esférico côncavo de 
    40 cm de raio. ( Dica no espelho convexo f> 0). Determine:
    a) Qual a distância da imagem?
    b) Qual a altura da imagem?
    c) Calcule o aumento linear transversal?
3)Um objeto de 6 cm de altura está localizado à distância de 30 cm de um espelho esferico 
    convexo, de 40 cm de raio. Calcule:
    a) a posição da imagem.
    b) A altura da imagem.
    c) O aumento linear transversal.
4) Um objeto de 6 cm de altura está localizado à distância de 30 cm de um espelho esférico 
    côncavo, de 40 cm de raio. Calcule:
    a) a posição da imagem.
    b) A altura da imagem.
    c) O aumento linear transversal.

Questôes de Vestibulares:

1) (UECE)  Um raio luminoso reflete-se num espelho plano. O ângulo entre os raios incidente 
     e refletido mede 35 graus. O ângulo de incidência mede:
2) (UMC - SP) Para se maquiar, uma moça se coloca a 20 cm de um espelho côncavo de 60 
     cm de distância focal. Com base nesses dados, determine:
     a) A posição da eimagem.
     b) A distância entre o rosto da moça e sua imagem .
     c) Sendo a altura do rosto da moça 20 cm, determine a altura de sua imagem.
3) (UFU - MG) Uma lupa, quando produz uma imagem a 30 cm  da lente, para fornecer uma 
     capacidade de aumento de 16 vezes, deve ter sua distância focal de:
4) (CESESP - PE) Um objeto é colocado a 40 cm do vértice de um espelho esférico 
     côncavo, de raio de curvatura igual a 30 cm. Nesse caso, a distância d aimagem em   
     relação ao espelho será, em centímetros, igual a:
5) (PUC - SP) Um objeto está a 20 cm de um espelho plano. Um observador, que se encontra 
     diretamente atrás do objeto e a 50 cm do espelho, vê a imagem do objeto distante de si a: