E.1 Notação Científica e Potência de dez
Exercícios de Fixação:
1) Escreva os números
abaixo em potência de dez.
a) 31300
m
b) 210
m
c) 0,40
m
d) 0,00040 m
e)
1200cm
f) 45
cm
g) 43,5
Kg
h) 73.000 dm
i) 84,43
dam
j) 0,008 Kg
k)
0,54
s
l) 0,00008 m
m) 0,000000204
Km n) 0,0004
Cm
o) 0,003 m
p) 345 m
2) Calcule as
potências:
a) 104
b) 107
c) 1012
d) 10-2
e) 10-5
f) 100
g) 10-4
h) 10-11
3) Escreva em notação
científica:
a) 42 000
000
b) 458 000 000
000
c) 0,00005
d)
0,0000000015
e) 0,0023
f) 0,0000845
4) Escreva em notação
científica os números que aparecem nos textos:
a) A distância do planeta
Netuno até o Sol é de, aproximadamente,
b) A distância aproximada entre
a Terra e o Sol é de 150
000 000 km ...................
c) A velocidade média do
crescimento de um fio de cabelo é de, aproximadamente, 0,000000003
m/s..............................................
d) A massa das bactérias é, em
média, 0,000005 grama ..........................................
5) Escreva, em notação científica, os seguintes
números:
a) 157
000; b) 0,000 003
8;
c) 0,000 043 8;
d) 557 000;
6) Escreva, em notação científica, os seguintes
números:
a) 0,008 x 10-2
b) 290 x 106
c) 1050 x 106 ;
d) 0,081 x 10-2
7) Efetue:
a) 9 x10-3 + 4
x 10-3
=
b) 17 x 10-7 +
12 x 10-3 =
c) 3 x 10-3 +
8 x 10-6 =
d) 15 x 10-3 - 10x
10-5 =
e) 3 x 10-2 -
5x 10-3 =
f) 5 x 105 *
2 x 103 =
g) 2 x 107 * 5
x 10-3 =
h) 5 x 10-4 *
3 x 10-5 =
i) 5 x 105 *5
x 105 =
j) 3,2 x 103 /
2 x 105 =
k) 16 x 108/ 8x 10-2
=
l) 12 x 10-4 /
4 x 10-5 =
m) (0,0007 * 10 x 105)
/ 5x 10-3 =
n) (0,000005 * 4 x 103)
/ 5x 10-5 =
o) (0,000002 * 2,4 x 108)
/ 4,8 x 10-5=
p) 4 x 102 * 2
x 103 * 2 x105 =
q) 2 x 109
* 2 x 103 * 2 x10-7=
r) 9 x 109 (3
x 10-6 *6 x 10-6 )/ ( 0,01)2
=
s) ( 0,00000000012) * (3 x 10-3 *5 x 10-5
)/ ( 0,02) 2 =
8) Realize as operações abaixo:
a) 108 x
103 =
b) 10-8
x 103 =
c) 10-8
x 10-3 =
d) 108 / 103
=
e) 10-8
/ 10-3 =
f) ( 105 ) 3 =
9) Problema:
a) A distância da Lua à
Terra é de 3,84 x 105km. Quanto tempo leva a “luz lunar” para chegar
da Lua à Terra, sendo a velocidade da luz, no vácuo, de 3,0 x 105 km/s?
Questões de vestibulares:
1) (Fuvest - SP) Os chamados
“buracos negros”, de elevada densidade, seriam regiões do Universo capazes de
absorver matéria, que passaria a ter a densidade desses buracos. Se a
Terra, com massa da ordem de 1027 g fosse absorvida por um
“buraco negro” de densidade igual a 1024g/cm3,ocuparia
um volume comparável a:
2) (UFMG) O resultado da soma (
0,000371 x 104 + 18 x 10-2 ) será de:
3) (UFPI) A nossa
galáxia, a Via Láctea, contém cerca de 400 bilhões de estrelas. suponha
que 0,05% dessas estrelas possuam um sistema planetário onde exista um planeta
semelhante à Terra. O número de planetas semelhantes a Terra, na Via Láctea,
é:
Os prefixos que acompanham as unidades de
medidas:
Nome do prefixo
|
Símbolo do prefixo
|
Potência de 10 que o prefixo significa
|
Significado do prefixo
na forma decimal
|
giga
|
G
|
109
|
1 000 000 000 ( bilhão)
|
mega
|
M
|
106
|
1 000 000 (milhão)
|
quilo
|
k
|
103
|
1 000 (mil)
|
hecto
|
h
|
102
|
100 (cem)
|
deca
|
da
|
101
|
10 ( dez)
|
deci
|
d
|
10-1
|
0,1 ( décimo)
|
centi
|
c
|
10-2
|
0,01 ( centi)
|
mili
|
m
|
10-3
|
0,001 (milésimo)
|
micro
|
m
|
10-6
|
0,000001 ( milionésimo)
|
nano
|
n
|
10-9
|
0,000000001 (bilionésimo)
|
pico
|
p
|
10-12
|
0,000000000001 (trilionésimo)
|
E.2 Lei de Coulomb
Exercícios de fixação
1) Calcule a força de interação
entre duas cargas elétricas puntiformes de valores Q1 = 3,0 x 10-5 C e Q2 = -8,0 x 10-5C , sabendo que a distância entre elas é de 2,0 cm . As cargas estão no
ar e a constante eletrostática do vácuo igual a 9 x 109 N m2 /
C 2
2) Calcule a força entre duas
cargas puntiformes Q1 = 1,0 x 10-6 C e Q2 = 1,6 x 10-6C ,
distantes 0,02m entre si no vácuo. Sendo a constante eletrostática do vácuo
igual a
9 x 109 N m2 /
C2
3) Duas cargas iguais repelem-se no vácuo com força de
9 x 103 N de intensidade. A distância entre elas é de 1cm.
Calcule o valor de cada carga.
4) Calcule a força de repulsão entre duas cargas
elétricas de 1C ,
distantes 1m entre si, no vácuo.
5) Duas cargas puntiformes, Q1 = 5
x10-6 C e Q2 = - 4x 10-6C , no vácuo, estão separadas por uma distância
de 0,3 m
Determine a força elétrica entre elas. Dado constante eletrostática do vácuo
igual a 9 x 109 N m2 / C2
6) A intensidade da força entre duas cargas
elétricas puntiformes iguais, situadas no vácuo a uma distância de 2m uma
da outra, é de 202,5 N. Qual o valor das cargas?
7) Duas cargas elétricas
puntiformes de Q1 = 5 x 10-5 C e Q2 = 0,3 x 10-6C , no vácuo, estão separadas por uma distância
de 5 cm . Calcule
a intensidade da força de repulsão entre elas.
8) As cargas Q1 = 2m C e Q2 = 4m C e Q3
= 5mC estão situadas no vácuo. Determine a intensidade da força resultante que
age sobre as cargas F12 e F13 sendo d 1-2 = 0,2 m e d 1-3 = 0,3 m .
9) Duas cargas elétricas puntiformes
de Q1 = 6 x 10-9 C e Q2 = -2 x 10-8C , no vácuo, estão separadas por uma distância
de 100cm. Calcule a intensidade da força de repulsão entre elas.
10) Duas cargas, com carga Q , no vácuo, separadas de uma
distância d interagem com uma força de intensidade F. Se a distância for
duplicada, qual será a relação entre a nova intensidade F’ e a anterior F?
Questões de Vestibulares:
1) (UEL -PR) Duas cargas Q1 = 6 X 10-6 C e Q2 = 4 X 10-6C estão separadas por uma distância de 1 m , no vácuo. Sendo a
constante eletrostática do vácuo igual a 9 X 109 N m2 /
C 2 , podemos afirmar que o módulo da força de
repulsão entre essas cargas, em newtons, é de aproximadamente:
2) (UMC- SP) No vácuo, encontram-se
duas partículas de cargas iguais, distanciadas 1 Km , que sofrem uma repulsão
de 9000N. Nessa condições, qual é a carga contida em cada uma das partículas?
3) (EFOA Alfenas - MG) Duas
cargas elétricas positivas, de 10-10C cada, são colocadas
a uma distância de 10-5
m. Calcule a intensidade da força de repulsão que aparece
entre elas Ko = 9 x 109 N.
m2 /C2
4) ( FMU -SP) A distância entre duas
cargas elétricas fixas é d, sendo a força de
atração entre elas
igual a F. Calcule a distância entre as cargas para que a força entre
elas aumente para 2F ?
5) ( Mack - SP) Duas cargas elétricas puntiformes
distam 20 cm
uma da outra. alterando essa distância, a intensidade da força de
interação eletrostática entre as cargas fica 4 vezes menor. A nova distância
entre elas é:
6) (UEL -PR) duas cargas
iguais, de 2 x 10-6 C , se repelem no vácuo com força de 0,1
N. Sabendo que a constante elétrica no vácuo é de 9 x 109
N m2 / C2 , a distância entre as cargas, em
metros, é de:
E3. Campo elétrico
Exercícios de fixação:
1) Determine
a força elétrica criada a partir de um campo elétrico de 6x 105N/C e
de uma carga de 2µC?
2) Determine
a força elétrica criada a partir de um campo elétrico de 6x 105N/C e
de uma carga de - 3µC?
3) Calcule
o módulo do vetor campo elétrico criado por uma carga de 2µC num ponto situado
a 20 cm
da carga.
4) Determine
a intensidade da força elétrica que atua numa carga pontual de 40µC,
quando esta é colocada num ponto de um campo elétrico E = 500 N/C.
5) Num
ponto B situado a 10 cm
de uma carga Q, o módulo do vetor campo é 4 x 105 N/C.
Qual é o módulo da carga criadora do campo.
6) Uma
carga de 8µC colocada no ponto P, fica sob a ação de uma força elétrica
de intensidade 16 N. Qual a intensidade do campo elétrico no ponto P?
7) Uma carga Q
cria um campo elétrico de intensidade 9 x 109 N/ C , a uma
distância de
a) O
valor da carga Q. b) O campo elétrico à
distância de 2 cm
da carga.
8) Calcule o
módulo do vetor campo elétrico criado por uma carga de -4µC num ponto
situado a 20 cm da carga.
9) Determine o
campo elétrico num ponto P situado a 1m da carga Q = 10-6 C
10) Determine a
intensidade do campo elétrico criado por uma carga pontual Q de -8,0µC, em um
ponto A situado a 6,0 cm
dessa carga. O meio é o vácuo, cuja constante eletrostática é igual a 9 x
109 m2/ C2
11) Duas partículas
eletrizadas com cargas iguais a + 25µC estão colocadas a 1,0 m uma da outra, no vácuo,
onde a constante eletrostática vale 9 x 109 m2/ C2 .
Não havendo influência de outras cargas, determine a intensidade do campo
eletrostático que cada carga cria no ponto P, situado a meia distância entre
elas.
12) Um condutor
esférico, de raio igual a 20cm, recebe 2,5 x 1013 elétrons. Determine
o módulo campo elétrico criado a 60cm do centro do condutor.
Considere e = 1,6 x 10-19C e Ko = 9,0 x 10oN m2/C2
Sugestão: Q = ne
13) A uma
distância de 1 m
do centro de uma esfera de raio r ( colocada no vácuo), carregada com
carga q = 10-4 C , uniformemente distribuída sobre uma
superfície, o campo elétrico, em 105 N/C, vale:
Questões de
Vestibulares:
1) (EFOA-MG)
Uma partícula de carga elétrica q = 3x 10-8 C , colocada num ponto P
localizada a 3 m de uma carga Q, no vácuo,
sofre a ação de uma força de módulo
F = 1,5 x 10-2 N.
Qual o módulo do campo elétrico em P?
2) (UFRGS)
O módulo do vetor campo elétrico produzido por uma carga elétrica puntiforme em
um ponto P é igual a E. Dobrando-se a distância entre a carga e o ponto P, por
meio do afastamento da carga, o módulo do vetor campo elétrico nesse
ponto muda para:
3) (UCS
- RS) Uma carga elétrica q fica sujeita a uma força elétrica de 4,0 mN ao
ser colocada num campo elétrico de 2,0 kN/C. O valor da carga elétrica q em mC
é de:
E4. Potencial elétrico
Exercícios de Fixação
1) Determinar
o potencial elétrico de um ponto P, situado a 0,4 m de uma carga
elétrica puntiforme de:
a) 8
x 10-6 C b) - 8 x 10-6 C
2) Calcule o
potencial a 2 mm de um próton. Considere: a carga do próton
igual a
1,6 x 10-19 C e Ko = 9 x 109 N m2 /C2
3) Num
ponto A distante 45
cm de uma carga elétrica puntiforme Q, o potencial
assume o valor 5,0 x 104 V. Sabendo que o meio que
envolve a carga é o vácuo, determine o valor de Q.
Dado constante eletrostática do vácuo: Ko = 9 x 109 N m2 /C2
4) Uma
região isolada da ação de cargas elétricas recebe uma partícula
eletrizada com carga de -2 nC. Considere um ponto A, a 20 cm dessa partícula.
Calcule o potencial elétrico em A . Dado constante eletrostática do
vácuo: Ko = 9 x 109 N m2 /C2
5) Que
carga faz com que o potencial elétrico em A seja de 1000 V. se o
ponto A está a 20 cm
de distância da carga?
6) Uma
esfera metálica carregada com carga de 1,5 x 10-6 C e de
raio 10 cm
encontra-se no vácuo. determinar o potencial elétrico:
a) na
superfície da esfera;
b) a
5 cm da
superfície da esfera.
7) Uma
esfera condutora de 30 cm
de raio é eletrizada com uma carga de 8mC. supondo atingindo o equilíbrio
eletrostático determine:
a) o
potencial da esfera;
b) o
potencial de um ponto externo localizado a 60 cm da superfície da
esfera.
Dado: Constante
eletrostática do meio: Ko = 9 x 109 N m2 / C2 .
8) Que
carga elétrica deve possuir uma esfera condutora de 60 cm de raio para que,
no vácuo, adquira um potencial igual a - 120kV?
Dado: Constante eletrostática do meio: Ko = 9 x 109 N m2 /
C2
Questões de
Vestibulares
1) (Uneb
- BA) Duas esferas pontuais, qa = 5mC e qb = -2mC, estão distantes 20 cm uma da outra. O
potencial eletrostático, em kV, no ponto médio entre as cargas é:
2) (UECE)
Seja V1 o potencial em um ponto a situado a uma distância d de uma
carga elétrica puntiforme Q que se encontra no vácuo. Se duplicarmos a
distância, o novo potencial, V2 se relacionará com V1 da seguinte
forma:
E102. Velocidade média ( somente turmas
3a e 3b)
Exercícios de Fixação:
1) Um corredor
percorre 1,3 Km
em 3,5 min. Calcule sua velocidade escalar média em
m/s.
2) Numa
viagem de São Paulo a Campinas pela via Anhanguera , o motorista observa que
seu relógio marca 14h ao passar pelo Km 10 e 14h 40min ao passar pelo Km
90. Calcule a velocidade escalar média do veículo, em Km/h, entre os dois
instantes considerados.
3) Mostre
que 36 Km/h
eqüivalem a 10m/s.
4) Um
automóvel deslocou-se de A até B com velocidade escalar média igual a 60 Km/h e prosseguiu de B
até C com velocidade escalar média igual a 120 Km/h . Sabendo-se que a
distância entre A e B é de 240
Km e é a mesma entre B e C. Calcule:
a) o
tempo decorrido de A até C. b) a velocidade escalar
média de A até C.
5) Um
automóvel parte do km 73 da Via Anhanguera às 6h e 45min e chega ao km 59
às 6h e 55min. Calcule a velocidade escalar média do automóvel nesse percurso,
em km/h.
6) A
velocidade escalar de um móvel é de V1 = 10m/s no instante T1 =
4s e V2 = 58 m/s no instante T2 = 10s. Calcule a aceleração escalar
média do móvel.
7) Um
automóvel passa pelo marco quilométrico 25 Km de uma rodovia às 13h e pelo marco 140 Km , às 15h. Calcule sua
velocidade média em Km/h.
8) A
velocidade de um automóvel variou uniformemente de - 20m/s para - 30m/s em 2s.
Qual a aceleração do automóvel? o movimento foi acelerado ou retardado.
9) Um
automóvel viaja a 30Km/h durante 1h e, em seguida, a 60 Km/h durante 0,5h. Qual
foi a velocidade média no percurso todo?
10)
Abandona-se uma pedra a partir da altura de 2,0 m . Ela atinge o solo 0,6
s depois. Qual foi a velocidade média da pedra durante a queda?
11) Um automóvel se
move com velocidade de 40
Km/h e um ciclista, com velocidade de 8m/s. Qual
deles se move com maior velocidade?
12) Qual é, em Km/h,
a velocidade escalar média de uma pessoa que percorre a pé 1200m
em 20 minutos?
13) Um ciclista
percorreu metade de um trajeto com uma velocidade média de 12m/s e a
outra metade do trajeto com uma velocidade média de 4,0 m/s. A velocidade média
desenvolvida em todo trajeto em m/s, foi de:
14) Um carro faz o
percurso de 90 km
entre São Paulo e São José dos Campos em 1,5 h e percorre mais 100 km entre São José dos
Campos e Cruzeiro em 2,5 h. Qual a velocidade escalar média no percurso de São
Paulo a Cruzeiro?
15) Um automóvel
percorre a distância entre Maceió e Recife ( 260km ) com velocidade
média de 65 km/h
e entre Recife e João Pessoa ( 130
km ) com velocidade média de 52km/h. Calcule a
velocidade média entre Maceió e João Pessoa.
16) Uma rodovia é
percorrida por um automóvel que passa pelo km 35, às 8h , e pelo km 195,
às 10h . Sabe-se que no km 120, o automóvel fica parado durante 10
minutos. Determinar a velocidade escalar média desenvolvida no intervalo
de tempo das 8 h às 10 h.
17) Uma partícula
percorre a metade de um percurso com velocidade escalar de 40 m/s e
a outra com a de 10 m/s. Qual a velocidade escalar média da partícula no
percurso inteiro?
Questões de
Vestibulares:
1) (UFMS)
Um corredor percorre 0,2 Km
em linha reta, em um intervalo de tempo de 6,0 minutos. Qual é a velocidade
média em Km/h.
2) (UFMS)
A velocidade escalar média de um atleta que corre 100m em 10s é, em Km/h:
3) (Fuvest
-SP) Um avião vai de São Paulo a Recife em 1 hora e 40minutos. A distância
entre essas cidades é de aproximadamente 3000 Km .
a) Qual
a velocidade média do avião?
b) Prove que o avião
é supersônico. Dado velocidade do som no ar = 340m/s.
4) (Fuvest
-SP) partindo do repouso, um avião percorre a pista com aceleração constante
e atinge a
velocidade de 360 km/h
em 25 segundos. Qual o valor da aceleração, em
m/s2
5) (
Fuvest - SP) Um veículo movimenta-se numa pista retilínea de 9,0 km de extensão. A
velocidade máxima que ele pode desenvolver no primeiro terço do
comprimento da pista é 15m/s, e nos dois terços seguintes é 20m/s. O veículo
percorreu esta pista no menor tempo possível. Pede-se:
a) a
velocidade média desenvolvida;
b) o
gráfico v x t deste movimento.
6) (Unesp
- SP) Há 500 anos, Cristovão Colombo partiu de Gomera (ilhas
Canárias) e chegou a Guanahani (ilhas Bahamas), após navegar cerca de 3000 milhas marítimas (5556 km ) durante 33 dias.
Considerando que um dia tem 86400 segundos, a velocidade média de
travessia oceânica, no sistema internacional (SI) de unidades, foi
aproximadamente:
7) (UFMG)
Na última olimpíada, o vencedor da prova dos 100m rasos foi o canadense Donovan
Bailey e o da maratona ( 42,2
km ) foi sul-africano Josia thugwane. Os valores mais
próximos para as velocidades médias desse atletas são respectivamente,
a) 1,0 m/s e 0,5 m/s b) 10 m/s e 0,5
m/s c) 10m/s e 5,0 m/s d)
50m/s e 5,0 m/s
8) (UFSE)
Qual a velocidade escalar média, em km/h, de uma pessoa que percorre, a
pé 1200 metros
em 20 minutos?
9) (PUC-
RS) Um carro anda durante 1 hora com velocidade média de 80 km/h e
durante meia hora com velocidade média de 100km/h. Sua velocidade média
em todo o percurso é de, aproximadamente:
E5. Introdução a Eletrodinâmica
Exercícios de Fixação
1) Conceitue
corrente elétrica.
2) Quais são os
tipos de corrente?
3) Descreva os
efeitos da corrente:
4) Qual
o sentido da corrente utilizado em nossos estudos? E qual a importância
do
sentido real?
5) A partida de um
automóvel é acionada durante 5 s, e nesse intervalo de tempo a
corrente que circula pela bateria tem intensidade 200 A .Quanto tempo a bateria
leva
para se recuperar da descarga, se nesse processo a corrente elétrica tem
intensidade
6) Um fio
condutor é percorrido por uma corrente de 10 A . Calcule a carga que passa
através de uma secção transversal em 1 minuto.
7) Uma bateria de
automóvel completamente carregada libera 1,3 x 105coulombs de
carga. Determine, aproximadamente, o tempo em horas que uma lâmpada, ligada
nessa bateria, ficará acessa, sabendo que necessita de uma corrente constante
de
2,0 A para ficar em regime normal de funcionamento.
E6. Resistores
Exercícios de Fixação
1) Uma
serpentina de aquecimento, ligada a uma linha de 110V, consome 5 A determine a resistência
dessa serpentina.
2) Um
chuveiro tem resistência de 10W. Qual é a corrente, quando ligado em 220V?
3) Qual
a ddp se deve aplicar a um resistor ôhmico de resistência 200W,
para se obter
uma corrente de 100m A?
4) Dois
resitores R1 e R2 estão associados em série, sendo R1 = 1W
e R2 = 4 W.
Pede- se:
a) Quanto
vale o resistor equivalente da associação?
b) Qual
a ddp no resistor R1? ( considere a corrente que passa por R1 é 2 A )
c) Qual
a ddp no resistor R2?
5) Sendo
uma associação de três resistores em série de valores R1, R2 e R3,
demonstre a expressão do resistor equivalente da associação e desenhe os
circuitos (inicial e o equivalente). Sugestão V = RI
6) Sendo
uma associação de três resistores em paralelo de valores R1, R2e R3, demonstre
a expressão do resistor equivalente da associação e desenhe os circuitos
(inicial e o equivalente). Sugestão V = RI
7) Um
resistor R1 = 20W foi associado em série com R2 = 40W. O
conjunto foi submetido à ddp V = 120 V. Calcule:
a) a
corrente da associação;
b) a
ddp em cada resistor.
8) Dois
resitores de 5W e 30W de resistência foram associados em série. O
conjunto foi submetido à ddp de 140 V. Determine a corrente que atravessa os
resitores e a ddp em cada um deles.
9) Três
resistores de 2W, 3W e 5W, foram associados em série. O conjunto foi
submetido à ddp de 40V. Calcule a ddp em cada um dos
resistores.
10) Dois
resistores, 3W e 5 W são ligados em série. A tensão no
primeiro é de 45 V,
qual será a tensão no segundo resistor, em volts:
11) Três resitores
10W, 20W e 30W, associados em série e aplica-se uma ddp de 240V ao
conjunto de resistores. Calcule a corrente que atravessa os resitores e a ddp
em cada um.
12) Três resistores
de resistência R são ligados em paralelo, a uma fonte 110 V. Qual o
valor da resistência equivalente do circuito, em ohms:
13) As lâmpadas de
uma residência e os eletrodomésticos devem ser associados em série ou paralelo?
Justifique.
14) Em certos fios
de iluminação, observa-se que quando uma lâmpada se queima todas as
outras conectadas ao mesmo fio se apagam. Por que isso ocorre?
15) Calcule a
resistência equivalente de um circuito em paralelo constituído de 3 resistores
com os seguintes valore 12 W , 5 W , e 6 W ?
16) Calcule a
resistência equivalente de um circuito em paralelo constituído de 5
resistores iguais de 12 W ?
Questões de vestibulares
1) (
UFAL) Uma corrente elétrica de 2,0 ampères flui num resistor de 5,0 ohms que
está associado em série com outro de 15,0 ohms. Nesta associação, a diferença
de potencial nos terminais do resistor de 15,0 ohms é, em volts, igual a:
2) (Vunesp
- SP) Num circuito elétrico, dois resistores, cujas resistências são R1 e
R2, com R1> R2, estão ligados em série. chamando I1 e I2 as correntes
que os atravessam e de V1 e V2 as tensões a que estão submetidas,
respectivamente, pode se afirmar que
3) (
Unibh- MG) Nas extremidades de um fio considerado ôhmico está
aplicada uma ddp que origina a passagem de uma corrente de 2 A . Se
triplicarmos essa ddp, a intensidade da corrente será:
4) (FMU -SP) Dois
resistores, A e B, estão ligados em paralelo e sua resistência
equivalente é de 8W. Sendo a resistência A quatro vezes maior que a de B,
podemos
afirmar que a resistência A é:
5) (Osec -SP)
Admita que um fio metálico que possui a resistência de 20Wé cortado
em quatro pedaços iguais e, então, esse pedaços são ligados em paralelo.
a nova
resistência equivalente, em ohms, será de:
6) (PUC -RS) Um
resistor ohmico tem resistência elétrica igual a 10W. Quando
atravessado por uma corrente elétrica de 10 A , a diferença de potencial
elétrico
entre seus extremos vale:
7) (Fesp - PE)
Uma associação em série de dois resistores (R1 = 2W e R2 =
4W) está
submetida a uma ddp de 24 V. A intensidade da corrente em cada resistor, vale:
8) (Unifor - CE) Um
fio condutor, submetido a uma tensão de 1,5 V, é percorrido por
uma corrente de 3 A . A resistência
elétrica desse condutor, em ohms, é de:
9) (UFMG)
Determinado circuito elétrico contém três resistores com valores de 0,90W, 3,0W e
7,0W; uma bateria com força eletromotriz igual a 30 V e resistência interna
desprezível; um amperímetro e um voltímetro ideais. Os resistores de 3,0W e
7.0W estão ligados em paralelo entre si e, em em série , com o resistor de
0,90W e bateria. O voltímetro e o amperímetro estão conectados no
circuito de forma a indicar, respectivamente, a queda de potencial e a corrente
elétrica no resistor de 0,90W.
a) Desenhe
um diagrama desse circuito elétrico, indicando a posição correta de todos
os componentes.
b) Calcule
a diferença de potencial indicada no voltímetro e a corrente elétrica indicada
no amperímetro
10) (UFRGS)
Dispõe-se de três resistores, um de 10W , um de 20W e um de 30W
.
Ligando-se em paralelo e aplicando-se uma ddp de 12V aos extremos dessa
associação, qual a corrente elétrica total que percorre o circuito?
11) (UFMG) Em uma
sala há duas lâmpadas acesas, ligadas a um mesmo interruptor.
em um certo instante uma das lâmpadas se apaga, enquanto a outra permanece
acesa. Em relação a esse fato, foram formuladas as seguintes hipóteses:
I - Se apenas uma das lâmpadas se apagou, elas estão ligadas em paralelo.
II - Se o defeito fosse no interruptor, as duas lâmpadas se apagariam.
III - Se as lâmpadas estivem em série , o rompimento do filamento de uma
delas
interromperia a corrente também na outra.
Das afirmativas acima estão corretas?
12) (UERJ - RJ) Na
associação de resistores esquematizada abaixo, a resistência equivalente
é , em ohm
13) (Unifor - CE) Na
associação de resistores esquematizada abaixo, a resistência equivalente
é , em ohms
E7. Potência elétrica
Exercícios de Fixação
1) Uma
pequena lâmpada apresenta a seguinte inscrição 25W - 125V. O valor da
resistência é:
2) Determine
a intensidade de corrente elétrica de um chuveiro que está ligado na rede de
220 V e tem potência de 4400 W.
3) Determine
a intensidade de corrente elétrica de uma lâmpada incandescente de 150 W que
funciona regularmente na rede de 220 V.
4) Uma
lâmpada 100W/127V, instalada em uma residência, funcionando 4h/dia durante 30
dias. Qual o custo de energia no mês? Considere: 1Kwh = R$0,50.
5) O
fusível de entrada de uma residência é alimentada por uma tensão de 110V
é de 20 A ,
e queima-se quando a corrente total ultrapassa esse valor. Qual o número máximo
de lâmpadas de 100W, que poderão ser ligadas sem que o fusível se queime?
6) Numa
residência, estão associados em paralelo:
1 Lâmpada....................................165W - 110 V
1 Chuveiro elétrico.........................1100W - 110V
1 Secador de cabelos.......................550W - 110V
Sabendo que os dispositivos elétricos estão ligados de acordo com suas
especificações determine: (
Sugestões: V = RI e P = VI )
a) resistência
equivalente da instalação;
b) a
intensidade total de corrente consumida, no instante em que todos os
aparelhos estão funcionando.
Questões de
vestibulares
1) (Puccamp
- SP) Qual a intensidade da corrente elétrica que atravessa o filamento
de uma lâmpada de incandescência de 120V e 60W? Qual a resistência do
filamento?
(Faap – SP) O texto
a seguir refere-se as questões 2
a 4
Uma dona de casa
passa roupa durante meia hora, todos os dias, usando um ferro elétrico que
funciona sob a tensão de 120 V, fornecendo uma potência de 720 W
2) A
intensidade de corrente que atravessa o aparelho é:
3) A
energia elétrica consumida pelo ferro elétrico durante um mês ( 30 dias) é de:
4) Se
o Kwh vale R$0,30, o custo mensal ( 30 dias) devido a utilização desse aparelho
é:
6) ( Mack-SP) Dois
resistores de 20W e 80W são ligados em série a dois pontos onde a
ddp é constante. A ddp entre os terminais do resistor de 20W é de 8
V. a potência
dissipada por esse dois resistores é de:
7) (UFU - MG)
Três lâmpadas tem resistência respectivamente iguais a 100W, 100W e
200W e estão associadas em série num circuito percorrido por uma corrente
invariável de 0,5 A
. A potência dissipada em conjunto das 3 lâmpadas vale:
8) (Fuvest - SP)
Ganhei um chuveiro elétrico de 6050W - 220V. Para
que esse
chuveiro forneça a mesma potência na minha instalação, de 110 V,
devo mudar a sua
resistência para o seguinte valor, em ohms:
9) (Fuvest – SP) Um
chuveiro elétrico ligado a rede de 220 V consome 1200W de
potência:
a) Qual a intensidade de corrente utilizada pelo chuveiro?
b) Qual a resistência do chuveiro?
E8. Força Eletromotriz
Exercícios de Fixação
1) Uma
pilha tem fem igual a 1,5V e resistência interna a 0,1W. Se ela for ligada a uma
lâmpada de resistência igual a 0,4W, qual será a ddp entre seus terminais?
2) A
partida de um automóvel é acionada durante 5 s, e nesse intervalo de tempo a
corrente que circula pela bateria tem intensidade 200 A .Quanto tempo a bateria
leva para se recuperar da descarga, se nesse processo a corrente elétrica tem
intensidade 20 A ?
(sugestão definição de corrente elétrica)
3) Um
gerador, de fem 100V e resistência e resistência 2W , alimenta um resistor
de resistência R. Sabendo que a ddp entre os terminais do gerador é de 80 V,
calcule:
a) a
intensidade de corrente no circuito;
b) o
valor de R
Questões de
vestibulares
1) (UFV
-MG) No circuito da figura a potência dissipada por efeito joule entre os
pontos A e B do circuito é, em watts, igual a:
2) (
Mack - SP) Um sistema de 5 baterias iguais, em série alimenta um resistor de 10W
com uma corrente de 5 A ,
ou um resistor de 28W com 2 A . Qual a fem e a resistência interna
de cada bateria?
3) (Fatec
- SP) Um rádio utiliza 4 pilhas de 1,5 V e resistência interna de 0,5W
cada uma. Considerando que as pilhas estão associadas em série, a fem e a
resistência equivalente são respectivamente:
4) (UFRGS)
O circuito esquematiza três pilhas de 1,5V cada uma ligada em série às lâmpadas
L1 e L2. A resistência elétrica de cada uma das lâmpadas é de 15W.
Desprezando-se a resistência interna das pilhas, qual a corrente elétrica que
passa na lâmpada L1?
E10 - Introdução ao
magnetismo
Questões de
vestibulares
1) (Unisinos
- RS) As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente:
Sabe-se
que a Terra apresenta propriedades magnéticas comportando-se
como
um imenso imã. Próximo ao polo ____________ geográfico da Terra
existe
um polo ____________ magnético, que atrai o polo
_____________da
agulha magnética de uma bússola.
2) (UFAL) Considere as
afirmações I, II e III abaixo referentes a dois imãs em
barra,
com polos nas extremidades.
I
- A força de repulsão entre os dois pólos norte é tanto maior quanto
mais
próximos estiverem
um do outro.
II
- A força de atração entre os dois pólos sul é tanto maior quanto mais
próximos estiverem
um do outro.
III
- Se os dois imãs forem partidos ao meio tem-se 4 pólos norte e 4
pólos
sul.
Pode-se
afirmar que:
a)
I, II e III estão
corretas d)
Somente III é correta
b)
Somente I e II são
correta e)
Somente I é correta
c)
Somente II é correta
3) (UnB - DF) Três
chaves de fenda que podem estar com as pontas imantadas,
cujos
polos são X, Y e Z, são aproximadas do polo K de um imã.
Observamos
que os polos X e Y são atraidos e Z, repelido. Se a chave X é
um
polo sul, podemos afirmar que:
4) (Cesgranrio – RJ)
Uma barra imantada apoiada em uma superfície
perfeitamente
lisa e horizontal é dividida habilidosamente em três pedaços
(A,
B e C). Se a parte B é cuidasoamente retirada, então A e C:
a)
se aproximam b)
oscilam c)
se desmagnetizam
d)se
afastam e)
permanecem em repouso.
5) (Cesgranrio – RJ
– Adaptada) Responda a questão abaixo, de acrodo com a
figura:
Se
dividirmos a barra imantada acima habilidosamente no sentido “MN”
então
A e B
a)
se aproximam b)
oscilam c)
se desmagnetizam
d)se
afastam e)
permanecem em repouso.
E11 Campo magnetico em um condutor retilineo
E11. Campo magnético
em um condutor retilineo
Exercícios de
Fixação
1) Um
fio condutor conduz uma corrente elétrica de intensidade de 5,0 A . A intensidade do
vetor indução magnética a 10
cm do fio é: Considere: mo = 4p x
10-7 T.m /A
Questões de
vestibulares
1) ( UFSM
) Um condutor reto muito longo é percorrido por uma corrente i .
A
intensidade do
campo magnético, em um ponto situado a uma distância r da parte
central
do mesmo é:
I
- Independente da distância do ponto ao condutor
II
- Diretamente proporcional à intensidade de
corrente.
III
- Diretamente proporcional à distância do ponto ao condutor.
Das
proposições, está(ão) correta(s):
a) Somente
I e II b) Somente II e
III c) Somente III
d) Somente
II e) Somente I
2) (
UFGO) Um fio condutor retilíneo e muito longo é percorrido por uma
corrente
elétrica
i = 4,0 A . Sabendo que a permeabilidade magnética do meio é
mo
= 4p x 10-7 T.m /A , podemos afirmar
que a intensidade do campo magnético, a
uma
distância r = 0,5 m
do fio, é de:
3) (UCP
-PR) Um fio muito longo e retilíneo é percorrido por uma corrente elétrica
constante.
A intensidade do campo magnético produzido pela corrente a 8 cm do fio
é B.Qual
será a intensidade do campo magnético a 16 cm do fio?
4) (FMSA
-SP) Um fio metálico reto e extenso é percorrido por uma corrente de 4,5 A de intensidade. A
intensidade do campo magnético a 30,0 cm do fio é:
5) (Fesp
- SP) Um fio condutor retilíneo e muito longo é percorrido por uma corrente
de
intensidade 2,0 A . O campo magnético a 50 cm do fio terá
intensidade:
Considere m =
4p x 10-7 T.m /A
ED Estudo Dirigido - Magnetismo
ED 10 Estudo Dirigido -
Magnetismo
Propriedade básica do magnetismo
|
Polos de __________nome se repelem e de
_____________contrários se atraem
|
Inseparabilidade dos polos
|
Se dividirmos uma imã ao
meio, termos dois imãs e em conseqüência ________polos norte
e _______polos sul.
|
Bússola
|
A agulha de uma bússola
|
Indução magnética
|
Denomina-se indução magnética o fenômeno da
imantação de um corpo por meio de um ___________________
|
Polos Geográficos x Polos magnéticos
|
Sabe-se que a Terra
apresenta propriedades magnéticas comportando-se como um
imenso imã. Próximo ao
polo ____________ geográfico da Terra existe um polo
____________ magnético,
que atrai o polo _____________da agulha magnética de
uma bússola.
|
Força de repulsão
|
A força de repulsão entre
os dois pólos norte é tanto ___________ quanto mais próximos
estiverem um do outro.
|
Imãs
|
Se os dois imãs forem partidos ao meio tem-se
______________pólos norte e __________ pólos sul.
Pode-se afirmar que:
.
|
E.219 Reflexão da Luz
E.219
Reflexão da Luz
(Somente
para as turmas 3A e 3B)
Exercicios
de Fixação:
1) Um
objeto de 8 cm
de altura está localizado a 60
cm de um espelho esférico convexo de
a) Qual a distância da imagem?
b) Qual a altura da imagem?
c) Calcule o aumento linear transversal?
2) Um
objeto de 8 cm
de altura está localizado a 60
cm de um espelho esférico côncavo de
a) Qual a distância da imagem?
b) Qual a altura da imagem?
c) Calcule o aumento linear transversal?
3)Um objeto
de 6 cm
de altura está localizado à distância de 30 cm de um espelho esferico
convexo, de 40 cm
de raio. Calcule:
a) a posição da imagem.
b) A altura da imagem.
c) O aumento linear transversal.
4) Um
objeto de 6 cm
de altura está localizado à distância de 30 cm de um espelho esférico
côncavo, de 40 cm
de raio. Calcule:
a) a posição da imagem.
b) A altura da imagem.
c) O aumento linear transversal.
Questôes
de Vestibulares:
1)
(UECE) Um raio luminoso reflete-se num espelho plano. O ângulo entre os
raios incidente
e refletido mede 35 graus. O ângulo de incidência mede:
2) (UMC -
SP) Para se maquiar, uma moça se coloca a 20 cm de um espelho côncavo de 60
cm de distância focal. Com base nesses dados, determine:
a) A posição da eimagem.
b) A distância entre o rosto da moça e sua imagem .
c) Sendo a altura do rosto da moça 20 cm , determine a altura de sua imagem.
3) (UFU -
MG) Uma lupa, quando produz uma imagem a 30 cm da lente, para fornecer
uma
capacidade de aumento de 16 vezes, deve ter sua distância focal de:
4) (CESESP
- PE) Um objeto é colocado a 40
cm do vértice de um espelho esférico
côncavo, de raio de curvatura igual a 30 cm . Nesse caso, a distância d aimagem
em
relação ao espelho será, em centímetros, igual a:
5) (PUC -
SP) Um objeto está a 20 cm
de um espelho plano. Um observador, que se encontra
diretamente atrás do objeto e a 50
cm do espelho, vê a imagem do objeto distante de si a: